Saci-Pererê

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e teve origem entre tribos saciindígenas do sul do Brasil.

Ele tem uma única perna, usa um gorro vermelho e sempre carrega em sua boca um cachimbo. A princípio, era retratado como um curumim bem sapeca, com duas pernas, cor morena e um rabinho.

Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em negro e perdeu uma de suas pernas lutando capoeira.  Dos europeus, sua influência foi o gorro vermelho.

O traço mais marcante do Saci é a travessura. Ele é brincalhão e consegue se divertir tanto com animais quanto com pessoas. Em suas brincadeiras, porém, causa transtornos como fazer o feijão queimar, esconder muito bem objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos, dar vários nós nas crinas dos cavalos, jogar sal no café, entre outras coisas.

De acordo com a lenda, o Saci se esconde em redemoinhos de vento e pode ser capturado se a pessoa jogar uma peneira sobre os redemoinhos. Após ser capturado, deve-se retirar seu capuz, para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.

Para completar a lenda, acredita-se que o Saci nasce em brotos de bambu e ficam sete anos morando por lá. Depois, vivem mais setenta e sete anos, atormentando a vida de humanos e animais.

FAIXA.ATIVIDADES.fw

INTERPRETANDO LENDAS FOLCLORICAS BRASILEIRAS.fw

 

 

 

Você pode adquirir ATIVIDADES PRONTAS sobre o SACI e outras lendas tradicionais brasileiras! Que tal o material “Interpretando Lendas Folclóricas Brasileiras”?  Saiba mais sobre o material clicando na imagem ao lado ou no link a seguir.

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/interpretando-lendas-folcloricas-brasileiras.html 

Uma resposta para “Saci-Pererê

  1. amei Janaina

    Date: Thu, 28 Jul 2016 18:01:01 +0000 To: soniaprofs@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s