A origem dos LANCHES!

São muitos os lanches suculentos que comemos no nosso dia-a-dia, mas você já imaginou como eles foram inventados?sanduiche.1.fw

 

SANDUICHE

 

sanduíche tem o nome de seu inventor! O conde de Sandwich o inventou em 1762. Como ele era fanático pelo jogo de bridge, para não parar o jogo na hora de comer, pedia que lhe levassem a comida dentro de duas fatias de pão. Assim ele poderia comer durante as partidas, sem interrompê-las!

Hoje o sanduíche recebe outros nomes: sandocha, emparedado, lanche, pepito, entre outros, mas se resume à mesma coisa. Fato é que realmente o Conde teve uma excelente ideia e graças à ele outros lanches igualmente saborosos foram inventados, com diversos ingredientes.

hamburguer.fw

 

hamburguer.1A invenção do hambúrguer é atribuída aos tártaros, um povo que existiu entre os séculos 12 e 13. Eles costumavam carregar a carne crua, já moída,  embaixo das celas de seus cavalos. Quando paravam para comer, a carne havia virado uma pasta. Ficava mais fácil de comer.

A sensação do lanche HAMBÚRGUER, contudo, chegou aos Estados Unidos na segunda metade do século 19, quando a delícia foi levada por alemães, que embarcavam no porto de HAMBURGO. Chegava ao “novo continente” com um novo nome também: “hamburg steak” ou bife de Hamburgo, em português.

Os marinheiros americanos consumiam bastante a carne e costumavam colocara entre dois pães, para não parar de trabalhar.

quente.fw

 

hotdogAtribui-se à cidade de Frankfurt, na Alemanha, o local de origem da salsicha. Registros mostram que ela teria sido inventada por lá, em 1484. O verdadeiro criador da salsicha como produto foi, no entanto, Johann Georghehner, no final do século XVII.

Já o cachorro-quente, como conhecemos, começou a ser vendido em Nova Iorque, em 1860, em um carrinho de lanches de um imigrante alemão , que colocava a salsicha em um pão de leite, com mostarda e chucrute. Embora tenha tido uma evolução já para o lanche, ainda não tinha sido popularizado.

Em 1904, na cidade americana de St.Louis, o alemão Anton Feuchtwanger vendia salsichas quentes durante um evento. Para que seus clientes não queimassem as mãos, usava uma luva, o que não se mostrou muito prático e nem muito barato.

Para solucionar o problema, ele se lembrou de um cunhado padeiro e lhe pediu para fazer pães compridos, da medida das salsichas. Foi então que o formato do cachorro-quente como conhecemos foi inventado.

ATIVIDADES.fw

 

 

INVENÇOES.fw

 

Espero que tenha gostado das curiosidades sobre lanches! Se precisar de ATIVIDADES ESCOLARES PRONTAS SOBRE O ASSUNTO, clique no link a seguir ou na imagem de meu material sobre INVENÇÕES ( os lanches estão incluídos no material como invenções! )

Link: http://www.janainaspolidorio.com/textos-informativos-curtos-edicao-invencoes.html 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s