Atividades prontas – números até 20

Números é um conteúdo que todo professor trabalha nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas finais da Ed. Infantil. Sei que trabalha-se em outras séries também, claro, mas se não for dado corretamente nesse início, o aluno pode carregar por um bom tempo falha nesta parte e isso irá acarretar sérios problemas nas séries subsequentes.

Vemos na internet muitas atividades com números, mas note que o que passo aqui no blog é que devemos também observar a qualidade dos materiais. Imagine os prejuízos que uma atividade mal elaborada pode provocar no futuro de seu aluno.

Temos um tipo de aluno diferente de antigamente e muitos ainda não perceberam isso. Eles necessitam ter atividades que realmente envolvam o raciocínio, mesmo nas séries mais iniciais da vida escolar. Atividades focadas em uma única coisa, como números para traçar, por exemplo, não surtem efeito no aluno atual. São apenas um “mata-aula” do ponto de vista neuropsicológico.

Vemos muito essas atividades com um “desenhão” que ocupa a folha inteira ou com uma atividade rala de números. Elas estão aos montes na internet, claro! Infelizmente elas existem porque há pessoas que buscam mesmo este tipo de coisa…note que se o blog com esse tipo de conteúdo ralo não fosse visitado, certamente ele não existiria. E isso é algo muito sério para se refletir.

Digo tudo isso, pois para quem não conhece, tenho um trabalho muitíssimo sério que trabalha com a inteligência. Não trabalho com métodos e sim com o mais primitivo modo de aprendizagem do aluno e o mais necessário em seu futuro: a inteligência. E sim, fico me perguntando que tipo de pessoa colocaria essas coisas na internet e, pior ainda, quem visitaria esse tipo de conteúdo… sem conteúdo.

Trabalhar números não é uma atividadezinha de traçar ou de ficar só desenhando quantidades, muito menos de fazer contagem. Trabalhar números tem que ir muito além disso, tem que atingir essa parte primitiva e inconsciente do aluno, sem mesmo que ele perceba. Trabalhar números tem que ser algo dinâmico, mesmo numa simples folha de atividade impressa. Trabalhar números tem que ser, deve ser uma base sólida de aprendizagem.

Essa é a intenção do material que proponho no material “Números até 20”. Ele não foi elaborado ao acaso, não foi “roubado” de outra pessoa, pois é uma produção de minha autoria, não propõe uma tarefinha “de nada” para o aluno. Ele propõe algo que desejamos: compreensão, aprendizagem.

Simples e direto, ele traz efeitos muito satisfatórios para os alunos e condizentes com sua forma de pensar, como alunos de uma era pós digital.

NUMEROS ATE 20.fwSe ficou interessado no material, ele pode ser adquirido no site da loja virtual! Você pode saber mais sobre ele clicando na imagem ou no link a seguir! Até a próxima e boa aula!

Link: http://www.janainaspolidorio.com/numeros-ate-20.html 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s