As aulas vão começar… e AGORA?

AULAS COMEÇARAM - BANNER.fw

As aulas estão para começar e muitos professores ficam um pouco ansiosos ou até temerosos com esta época. Não é para menos! Há muita coisa nova: turma nova, desafios novos, projetos novos e, em alguns casos, escola nova, o que aumenta consideravelmente a lista do “novo”.

Tudo o que é novo é desconhecido e em qualquer que seja a profissão sempre causa alguma reação emocional. Por esse motivo resolvi escrever algumas dicas legais para o NOVO ANO LETIVO!

 

  1. Seja organizado! – organização nunca é demais e demonstra o quanto você é profissional. Materiais organizados, sejam de professores ou de coordenadores (sim! Coordenadores também precisam de materiais para o novo ano!), são sempre o que irão ditar grande parte de seu ano. A organização lhe dará a segurança necessária para cumprir seu trabalho de modo mais fácil e rápido, sem ter que ficar procurando jeitos novos de fazer coisas velhas.

ORGANIZADORES.fw             Certamente já falei do material “Organizadores Escolares para professores”, mas vale a pena lembrar dele, pois realmente pode ser de grande auxílio durante o ano. Ele organiza várias coisas: aniversariante, contatos da escola, reuniões, ocorrências, passeios, saída dos alunos e muito mais. Pensei até em fazer um para COORDENADORES… preciso de algumas opiniões se seria válido ou não… se achar legal, deixe um comentário no blog que eu agilizo o material! O importante é o rumo “Por uma Educação Melhor!”

Ficou curioso a respeito do organizador? O link é http://www.janainaspolidorio.com/organizadores-escolares-para-professores.html

ORGANIZADORES - LINGUA PORTUGUESA.fwHá ainda o ORGANIZADORES ESCOLARES DE LÍNGUA PORTUGUESA, que trazem dicas bem legais para aprendizagem de português e duas capinhas internas de caderno. O link é http://www.janainaspolidorio.com/organizadores-de-lingua-portuguesa.html 

CAPAS.CALENDARIO.PROFESSORES.fwSe precisar ainda de CAPAS DE CALENDÁRIOS E CALENDÁRIOS bem simpáticos, confira o material “Capas de calendários para professores”. O link é http://www.janainaspolidorio.com/capas-de-calendario-para-professores.html 

  1. Reunião de Pais – não, não esqueci que nesta época todos temos reunião de pais e o primeiro contato é importantíssimo! Ficaremos durante um ano letivo com as crianças e começar com o pé esquerdo não é nada legal. A reunião deve ser bem planejada para demonstrar segurança. Se os pais sentirem segurança, metade de seu trabalho já está garantido, pois você terá conquistado a família do aluno.

      É legal ter recados gerais na lousa, mas sugiro que, se possível, possa entregar uma cópia, nem que seja bem resumida, desses recados para os pais levarem para casa. Saber que o professor se preocupou em ter tudo bem registrado para não esquecer nada também conquista os pais. Demonstra o compromisso do professor com os combinados e recados. Sempre gostei de dar folders ou informativos na primeira reunião e sempre fez o maior sucesso.

Posso até falar mais do assunto, se você achar legal, mas preciso que deixe um comentário para que eu saiba quais assuntos são legais para tratar no blog. Isso vale para qualquer um dos tópicos desta postagem – e de outras! Se o leitor do blog participa, fica mais fácil escolher os temas!

 

  1. Organize a rotina – toda sala de aula tem uma rotina e é legal deixar em seu planejamento o esquema da sua rotina, ou seja, das atividades permanentes e da grade curricular já pronto. Informe os pais e os alunos. Quando sabemos o que vai acontecer fica sempre mais fácil. Por menores que sejam os alunos, eles ficarão animados de saber que terão uma rotina, mesmo que parcial.

 

  1. Proponha-se mudanças e novos desafios – nunca fui aquela que dava todo ano a mesma coisa. Só pelas mudanças e acréscimos de novidades que faço todo ano na loja e no blog você deve ter percebido. Certamente mudar é meio caminho para o sucesso, pois mudar significa também a busca de melhorias. Nada é mais triste e enfadonho do que fazer a mesma coisa todos os anos… pelo menos eu ficaria depressiva, pois me sentiria em um daqueles filmes que mostram a gente preso no mesmíssimo dia, todo dia, como Feitiço do Tempo, com Bill Murray, por exemplo.

 

Não foi à toa que acabei lançando o meu livro ( Sim! Sou autora de livro… na verdade, livros! ) “Aula, os Segredos”. Se você já leu, notou que achei soluções para vários dos problemas enfrentados pela maioria dos professores! Ensino como deixar o aluno organizado, como anular os alunos “engraçadinhos”, como fazer a classe render mais e se tornar mais estudiosa, como dar conta dos alunos que acabam rápido e evitar que atrapalhem os demais e muitos outros “como”, afinal, são alguns segredos imperdíveis que acumulei nos 21 anos de sala de aula.

AULA.SEGREDOS.fw      Se ficar interessado, na LOJA VIRTUAL tenho alguns exemplares ainda, mas note que às vezes fica esgotado, pois como as dicas são realmente DIFERENTES e INTELIGENTES, acabo ficando sem no estoque e daí só quando chegar mais da editora!

Interessado? O link direto é http://www.janainaspolidorio.com/aula-os-segredos-com-frete-incluso.html

 

  1. Seja DIFERENTE e INTELIGENTE – quando digo diferente e inteligente, estou exatamente retomando o item 4, pois as mudanças causam diferenças e diferenças causam aprendizagem. Além disso, estou propondo a base de meu trabalho: o RACIOCÍNIO.

             Meu maior esforço com o blog e a loja e demonstrar o quanto tudo é DIFERENTE do que já temos e o quanto minha base de pesquisa de 50 inteligências diferentes torna a atividade elaborada DIFERENTE. Seja qual for seu estilo de aula, as propostas do “Por uma educação melhor!” se adequam, pois trabalho com raciocínio e não com metodologia. Sempre disse que a metodologia deve partir do professor. A questão é que as atividades não. Também sempre afirmei que professor deve se preocupar com o aluno e não com as atividades. O ponto principal é a estratégia usada com a atividade, mas a atividade deve ser feita por um profissional responsável, que irá se dedicar a explorar o raciocínio do aluno. Nada de folhinhas com um “desenhão” e um “exerciciozinho” que só dá uma “cutucadinha” no cérebro! Atividades pensadas para durar e para serem marcantes mesmo!

DIFERENTE e INTELIGENTE é a campanha deste ano do “Por uma educação melhor!” e convido você a fazer parte da campanha! Serão muitas novidades bem legais e imperdíveis para quem está realmente interessado em caminhar “por uma educação melhor!”.

6 Respostas para “As aulas vão começar… e AGORA?

  1. gosto muito das suas atividades mas nao consigo pagar pela internet sem o seu cpf ou cnpj e se gerasse boleto seria ótimo, pois não tenho inscrição no pague seguro. obrigada

    BEM AVENTURADO É AQUELE QUE TEM O SENHOR POR PRIMEIRO E VERDADEIRO AMIGO,QUE DEPOSITA NELE SUAS ALEGRIAS E TRISTEZAS!!!

    • Bom dia,Geisa

      Fico contente que aprecie as atividades! Sendo meu trabalho principal, me dedico bastante à elaboração das mesmas!

      Em relação à sua dúvida, respondo a seguir, em partes:

      1. Depósito: o pagamento em depósito pode ser feito na conta padrão da loja, no Banco Santander, mas nesta opção não posso fornecer CPF. Há, no entanto, uma conta alternativa no Banco Bradesco, na qual posso fornecer o cnpj da empresa. Se preferir esta opção, basta nos enviar um e-mail em contato@janainaspolidorio.com e lhe envio os dados de depósito.

      2. Boleto: eu adoraria não ter o boleto do pagseguro também! Acontece, contudo, que o banco me cobra 4 reais por emissão de boleto. Note que tenho materiais que custam 3 reais. Desta forma, para emitir boleto eu estaria ou pagando para a pessoa comprar ou repassando o valor de 4 reais diretamente ao cliente, o que seria meio ilógico, uma vez que a taxa é maior que o valor de muitos dos produtos. Para finalizar, acabei optando pelo pagseguro que cobra do cliente a taxa de 1 real, que é 300% menor do que a taxa direta do banco.

      Qualquer dúvida, entre em contato pelo contato@janainaspolidorio.com

      Até mais,
      Janaina Spolidorio

  2. OLá! Gostei das dicas para a reunião de pais. Poderia dar um exemplo de que tipo de folder entregava para os pais? Obrigada! Abraços!

  3. Olá, gostaria de receber mais informações sobre como lidar com os alunos “engraçadinhos”.Obrigada,Benilde.

    Date: Tue, 9 Feb 2016 11:33:07 +0000 To: benilde_arnas@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s