Histórias em quadrinhos!

HISTORIAS EM QUADRINHOS.BANNER.fw

Embora eu seja suspeita para falar delas, pois tenho uma longa vivência relacionada às histórias em quadrinhos, é inegável o resultado que esse gênero textual pode atingir!

Desde que comecei a ler, elas fizeram parte de minha vida – e olha que comecei cedo! Tenho coisas que escrevi aos quatro anos de idade! Considerando que tenho quase trinta e nove, são muito anos mesmo salpicados com os quadrinhos.

Meus gibis favoritos de pequena eram do Walt Disney… tínhamos Turma da Mônica, claro, mas em menor escala e eu achava os da Disney mais interessantes, pois tinham histórias mais completas. Note que eles têm mais escrita mesmo, pois é uma característica dos “comic books” as falas mais longas e frequentes.

Fora Disney e Mônica, tive também Tintin, Asterix – muuuitos, por sinal  – Mortadelo e Salaminho, Recruta Zero, Zip y Zap, Calvin e Haroldo, Iznogud, alguns de heróis bem famosos, tipo Marvel, Luluzinhas aos montes, Pica-pau, One Piece – para não dizer que não leio mangá, embora não seja dos meus favoritos… – e alguns outros menos famosos. Como vê, realmente caçava os tais gibis!

Na minha época de escola, era proibido ler por lá. Hoje são usados em larga escala nas escolas – ainda bem, diga-se de passagem. Aprendi muito com eles e cheguei a responder perguntas durante explicações de professores com o que aprendi deles. Sendo fã Disney, tinha muito acesso a histórias que contavam história – além de muita geografia, claro. Sabia algumas coisas que não estavam explícitas nos livros, mas davam detalhes de coisas que aprendia. Uma experiência que hoje considero riquíssima.

Trabalhar com histórias em quadrinhos, contudo, não é o mesmo que ler, mas ler me tornou uma especialista em seus detalhes! Não é muito fácil fazer atividades com elas, por causa da parte gráfica, mas há sim umas poucas opções na loja.

No material Histórias em Quadrinhos, você encontra um trabalho com os 6 elementos básicos dos quadrinhos, conhece tipos de quadrinhos, tem atividades com balões de fala, requadros, completa historinhas e ainda produz uma historinha ao final. Super completo mesmo. Saiba mais e veja a AMOSTRA, clicando no LINK ou na IMAGEM  a seguir:

APRENDENDO SOBRE HISTORIAS EM QUADRINHOS.fw

 

 

 

 

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/aprendendo-sobre-historias-em-quadrinhos.html

Algo que chama muito a atenção nos quadrinhos são as onomatopeias… aqueles barulhinhos feitos, que trazem os sons em forma de palavras. Eles são ótimos recursos didáticos, pois chamam a atenção do aluno e ainda trabalham exatamente com sons e letras.

Claro que não estão de fora nos elementos básicos dos quadrinhos, mas há um material dedicado inteiramente a ele! É o Onomatopeias. Nesse pacote, o som é explorado de diversas formas e está também imperdível! Clique no LINK ou na IMAGEM a seguir para saber mais e ver a AMOSTRA!

ONOMATOPEIAS.fw

 

 

 

 

 

 

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/onomatopeias.html 

Para completar, se quiser utilizar os quadrinhos como recurso para interpretação e produção de textos, o título a seguir pode ajudar… e bastante! Clique no link:

QUADRINHOS

 

 

 

 

 

 

 

Link: http://www.janainaspolidorio.com/quadrinhos-interpretacao-e-analise.html

Agradeço muito a contribuição pelo meu trabalho, afinal, é por causa dela que continuo elaborando materiais! Caso se interesse e tenha dúvidas sobre como adquirir as sequenciadas, projetos, avaliações, simulados ou planejamentos, basta dar uma olhadinha na apresentação a seguir!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s