Dislexia

 

DISLEXIA.BANNER.fw

Se há algo polêmico nas escolas são as dificuldades de aprendizagem. O aluno pode ter uma dificuldade de estimulação, ser disléxico, autista, down ou ter quaisquer outros traços ou falta de estímulos que o levem a ter alguma dificuldade na aprendizagem, mas a preocupação será sempre a mesma: como faço para que o aluno avance?

Cada professor tem suas dificuldades e facilidades quando o assunto é inclusão ou aluno com dificuldade. No caso de inclusão, pessoalmente, trabalho melhor com dislexia ou Aspergers. São realmente os casos nos quais consigo melhores resultados. Há aqueles que têm maior facilidade com down ou hiperatividade. Assim como os alunos, cada professor é único naquilo que faz…

Na loja, tenho alguns materiais que são destinados ao ensino de disléxicos. Tirando as particularidades do início de leitura/escrita, grande parte dos materiais são bem indicados a eles, por conta da riqueza de detalhes. Alguns, porém, são para suas peculiaridades… se ficou curioso, use o link a seguir para conhecer os materiais disponíveis especificamente para dislexia:

 

 

http://www.janainaspolidorioDISLEXIA.200.fw.com/catalogsearch/result/?q=dislexia

 

Os disléxicos podem nos surpreender… e muito… quando bem trabalhados. Eles podem se tornar excelentes alunos quando reconhecem a própria forma de aprendizagem e estabelecem estratégias próprias de estudo.

Aproveitando um pouco do que já conhecia do assunto e de minhas experiências, fiz uma apresentação para o Slideshare sobre o tema. O ponto de partida foi imaginar o que um disléxico precisaria, antes de qualquer coisa, que o professor soubesse, antes de trabalhar com ele. Sei que às vezes o diagnóstico demora e que não é fácil lidar com a dislexia quando ainda não foi diagnosticada, pois ficamos na dúvida, mas posso garantir que alguns sinais são bem objetivos e usar estratégias para disléxicos em suas suspeitas podem até ajudar outros alunos com dificuldade… bem, deixo agora a vez para a apresentação a seguir! Espero que goste!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s