Caderno interativo… mãos à obra!

CADERNO INTERATIVO.BANNER.fw

Bem, se há algo que traz bons resultados com os alunos é o CADERNO INTERATIVO! Se você me acompanha, deve saber que comecei a usar efetivamente a Ed. Personalizada em 2007, em minhas aulas, partindo de estudos próprios sobre como deveria ser a aula – pois sinceramente, o que me falavam para fazer em sala de aula não dava certo…tive que arregaçar as mangas e descobrir o que podia resultar em algum sucesso…

Minhas primeiras experiências, com o “vovô” do caderno interativo que faço hoje, foram em 2010, mas antes disso… muuuuuito antes, por volta de 1994, quando eu fazia redações em inglês para um curso especial que fazia, costumava entregar redações praticamente interativas. Se era para falar sobre viagem, montava uma mala com desenhos das roupas usadas na viagem, por exemplo. Eram em abas, que ao serem levantadas contavam a experiência que tive com a roupa na viagem. Talvez tenha tido início bem aí… muitos anos à frente de quando lecionava no ensino regular – para quem não me acompanha há tempos, comecei minha carreira lecionando idiomas.

Na loja virtual, já produzo e vendo há algum tempo os caderno interativos, mas é sempre legal contar um pouco mais sobre eles aqui no blog, pois assim você pode usá-los com maior “firmeza”.

Para quem não conhece, cadernos interativos são recursos valiosos, pois os alunos podem retornar à ele para estudar e ele tem atrativos e estratégias que ajudam muito no estudo e pesquisa. Seria o conceito de um tablet aplicado a um caderno de papel.

As dicas aqui vão por partes:

Para começar:

Deixe o aluno decorar a capa do caderno! Deixa personalizado e o aluno faz como tiver vontade. É uma forma de já se familiarizar e gostar do caderno.
Deixe duas ou três páginas para formar um índice. Conforme dá novas atividades, o aluno numera a página e anota o conteúdo ou título no índice, com o número da página correspondente.

Quando usar?

Cabe ao professor decidir! Talvez o mais organizado seja dedicar toda semana um ou dois dias para o uso do caderno interativo. Rotinas fazem bem ao aluno. Deve ter notado que me refiro ao caderno interativo como algo separado do caderno normal… bem, você pode usar as páginas interativas juntas, mas a proposta principal dele é que seja um caderno à parte, que o aluno possa carregar para estudar e que tenha conteúdos relevantes de estudo, mas nada impede que use no caderno regular.

Como ele desenvolve demais o aluno, mas também leva um tempo considerável para montar, principalmente no início, fica a sugestão de uso uma ou duas vezes por semana.

Quer dicas bem legais?

Dica preciosa é ter um envelope colado na contracapa. Como é um trabalho demorado e ele é formado por peças recortadas, o envelope pode ser usado para guardar as peças enquanto o aluno recorta a página interativa ou para guardar peças quando o aluno ainda não terminou de montar o caderno.

Além disso, deixe sempre um modelo feito da página que os alunos vão montar. Ajuda-os a ter referência e muitos vão aprender a observar detalhes antes de colocar “mãos à obra”, o que é importante em quaisquer trabalhos que possam exercer no futuro. Em acréscimo, ainda pode lhe economizar tempo de explicação, pois a explicação ficará muito mais simples se mostrar um exemplo aos alunos enquanto pede que façam o caderno. Assim você poderá usar o tempo “extra” que ganhou ajudando os alunos com a tarefa real sugerida pelo caderno interativo.

Enquanto ainda não tiverem acabado de montar a página, peça que deixem os papéis já recortados, que eventualmente irão para a lixeira, sobre a carteira. Desta forma, se tiverem perdido alguma peça, podem procurar nos restos “mortais” em lugar de achar que jogaram no lixo.

Para começar, basta ter sua cópia de caderno interativo! Temos já vários títulos disponíveis na loja. Para dar uma olhadinha, clique no link a seguir:

CADERNO INTERATIVO.200.fw

Dê uma olhadinha nas opções disponíveis de cadernos interativos, clicando na imagem ao lado ou no link a seguir:

http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=%23cadernointerativo

Para terminar!

O mais importante ao fazer um caderno interativo é que o aluno tenha orgulho de seu trabalho! Nada melhor para criar laços do que a satisfação. Construir um caderno e ter apreço por ele é algo que não tem preço e que irá ajudar demais no gosto pelo estudo!

Espero que tenha gostado do artigo de hoje sobre os Cadernos Interativos! Até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s