Ideias para exposição pedagógica…água…dengue…

IDEIAS PARA EXPOSIÇAO - AGUA dengue.banner.fw

Água é algo essencial às nossas vidas… e às aula também! Não é raro que acabemos trabalhando o tema em exposições ou em mostras escolares, mas nem sempre temos ideias para que tudo fique bem legal e interativo! Por isso, a pedido de uma seguidora, achei interessante escrever algumas ideias legais para fazer uma exposição sobre a água… e aproveitar para acrescentar também o tema dengue, que de certa forma está relacionado! Aproveite as dicas.

1. Regando conhecimentos: que tal decorar uma parte da biblioteca da escola ou uma parte de sua sala de aula com livros referentes à água e criar um cantinho de leitura, durante a exposição, no qual os visitantes possam “regar” seus conhecimentos? Bem legal não é?

REGANDO CONHECIMENTOS.fw

2. Painel ciclo da água: crie um painel bem legal que explique o ciclo da água! Você pode colocar ou não os nomes das etapas do ciclo da água. Uma ideia legal é colocar velcro em partes do painel e ter placas com os nomes ( precipitação, evaporação etc ). O aluno pode explicar o processo e ir colocando as plaquinhas no velcro ou pedir que o visitante o faça! Veja uma sugestão de painel abaixo e também um dica de material que temos na loja, com atividades já prontas sobre o ciclo da água:

CICLO DA ÁGUA.fw

 

CICLO DA AGUA.fw

 

Link do material com atividades prontas: http://www.janainaspolidorio.com/o-ciclo-da-agua.html

 

3. Preservando a água: crie um mural de dicas para preservar a água! Use formas simples, como o círculo, para colocar informações dentro. Você pode ainda dividir as informações em duas partes: escreva dentro do círculo o quanto de litros são preservados e crie um segundo círculo para ser uma aba. Na aba, escreva qual é a ação a ser feita. O visitante pode levantar a aba para descobrir a quantidade de água preservada com a ação sugerida! Decore o painel com gotinhas animadas. Veja a seguir a imagem sem as abas e aproveite para conhecer o super projeto da loja “Água, devemos preservar”.

PRESERVANDO A AGUA.fw

PROJETO AGUA E VIDA.fw

 

Link para o projeto sobre preservação de água: http://www.janainaspolidorio.com/projeto-agua-e-vida-devemos-preservar.html

 

4. Crie uma área para conscientização sobre a dengue: em uma parte da sala, faça um ambiente interativo para conscientizar sobre ações que possam erradicar a dengue. Você pode criar um ambiente no qual sejam mostrados focos onde o mosquito pode depositar seus ovos. Coloque baldes, faça uma caixa d’água artesanal, vasos de plantas e preencha os possíveis focos com celofane ou crepom azul, para representar a água. Coloque plaquinhas feitas pelos alunos, com a informação de como limpar o foco.

Outra sugestão interessante é fazer uma área de “procurado” para o mosquito da dengue, tipo uma prisão do velho oeste mesmo. Decore com material sugestivo de como identificar o mosquito e cartazes de “procurado”. Use também informações sobre precauções caso tenha que “enfrentar” o perigo!

Para terminar, que tal um ambiente tipo consultório médico, com indicações sobre os sintomas e informações médicas? Bem legal, não é?

Aproveite e conheça os materias materiais com atividades prontas sobre o tema dengue na loja virtual:

TUDO SOBRE DENGUE.fwBasta clicar na imagem ou no link a seguir:

http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=dengue

Quer saber como facilitar seu planejamento semanal, usando os materiais “Por uma Educação Melhor!”? Veja a apresentação a seguir!

 

2 Respostas para “Ideias para exposição pedagógica…água…dengue…

  1. Marivnia Santos

    GOSTARIA DE SABER COMO PODERIA FAZER PRA TER ACESSO A TODAS AS ATIVIDADES SEM SER ATRAVÉS DE PACOTES. OU SEJA PAGAMENTO DE PACOTES. SE EU NÃO PODERIA PAGAR DETERMINADO VALOR E TER ACESSO A TUDO QUE VCS POSTAREM . MUITO GRATA PELA ATENÇÃO…

    Date: Fri, 1 May 2015 12:10:10 +0000 To: marivaniasantos30@hotmail.com

    • Olá, Marivania

      Tentamos fazer anteriormente um sistema no qual o professor poderia pagar uma mensalidade e ter acesso a um banco de atividades, mas infelizmente não teve a adesão necessária para que a ideia desse certo. Os gastos eram muito maiores do que o retorno… mas muuuuito maiores mesmo.

      Nesse sistema seria impossível colocar os pacotes… Às vezes as pessoas olham os pacotes da loja, mas não conseguem calcular a real quantidade de títulos. Já estou chegando perto dos quinhentos títulos diferentes. A cada semana, coloco de dois a três pacotes novos, caso não esteja fazendo palestras ou viajando a trabalho. Nessa velocidade, pretendo chegar logo aos quinhentos…

      Note que este é meu trabalho e tenho contas para poder mantê-lo. O suporte necessário para manter o trabalho é bem maior também do que as pessoas possam imaginar. Com gastos de maquinário, blindagem, aluguel de espaço na internet, contador, impostos sobre vendas ( siiiimmm, pago imposto até dos pacotes de 3 reais!!), uso de fanpage no Facebook, porcentagem do pagseguro ( nããão, não ganho o valor integral cobrado. Uma porcentagem vai para o pagseguro ) entre muuuitos outros gastos, não teria realmente condições de manter as atividades. Como expliquei, a adesão é pouca, a falta de ética de alguns profissionais é muita – infelizmente nem todos os professores são éticos e tenho ainda que pagar por proteção jurídica do material que vai para a net… mais uma mensalidade… – e a necessidade de dedicação é integral.

      Tenho a necessidade total de que a venda seja realmente feita em pacotes e de forma automática, para que possa me dedicar a novos materiais e possa, desta forma, oferecer novidades sempre, já que esse é meu trabalho e dependo dele para viver.

      Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato pelo contato@janainaspolidorio.com e agradeço de coração a compreensão quanto aos motivos pelos quais, infelizmente, não posso – ainda – colocar por modo mensalidade, como era minha intenção até no começo do blog. Gostaria demais que fosse possível, pois poderia até me dedicar a uma variedade maior, mas a realidade brasileira não permite e é visível depois que se começa a trabalhar com esse tipo de material que comercializo.

      Busco, inclusive, uma segunda opção de renda fixa no momento, uma vez que não posso nem contar todos os meses com o que seria necessário para manter a empresa.

      Mais uma vez agradeço a compreensão e qualquer dúvida, me avise!

      Os pacotes são bem completos e procuro fazê-los seguindo pesquisas frequentes que faço sobre a forma como nosso cérebro funciona, o que potencializa demais os resultados em sala de aula.

      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s