Reagrupamentos pedagógicos

REAGRUPAMENTOS PEDAGOGICOS.fw

Você pode chamar de reforço, grupo de apoio, divisão de turmas, reagrupamentos pedagógicos ou qualquer outro nome “fashion” que sua escola ou região determinar, mas no fundo, ele é a mesma coisa que os professores – e escolas – já fazem por tantas décadas.

Isso mesmo que você leu! O Brasil, em geral, tem mania de atribuir novos nomes a coisas velhas, gosta de dar uma “repaginada”, mas no fundo, são a mesma coisa de antes, com nome e umas modificações que não justificam muito a mudança de nome.

Velhices a parte, o reagrupamento pedagógico – gostei mais desse nome! – tem a função de auxiliar alunos com dificuldades e, para tanto, faz uma seleção de um grupo de alunos com mesma dificuldade ou com dúvidas parecidas, para que possam ser trabalhados de modo diferente.

Quando eu era menina, era a fileira do mais fraco e do mais forte. Quando questionei meu marido, ele contou que na época de menino dele, dizia-se que as salas eram separadas também por A, B e C, dependendo do rendimento das crianças. Quando comecei a lecionar, a sala A era a que tinha crianças mais velhas, portanto consideradas mais “maduras” para a aprendizagem. A sala B eram um pouco mais novas e a C tinha os mais jovens da série e, por conseguinte, considerados mais “imaturos”.

Atualmente, os reagrupamentos são diferentes e, seguindo um estudo pessoal – e também experiências, claro – cheguei a três tipos de reagrupamentos, sendo que o último deles é baseado em minhas experiências iniciais de Educação Personalizada e descritas em meu livro – Aula, os Segredos.

É importante ressaltar, contudo, que já participei dos outros dois tipos de reagrupamento que cito na apresentação que montei. Na verdade, exatamente porque eu FIZ, EXPERENCEI e COMPROVEI em sala de aula, consigo dizer de modo bem objetivo e certeiro quais são as VANTAGENS e DESVANTAGENS de qualquer um deles.

Sendo assim, não estou propondo aqui uma sugestão teórica, pois não sou muito a favor de teoria, já parto para a ação. Estou propondo uma análise de coisas que já passei e que você pode estar passando no momento… ou passará nos anos vindouros.

Fiz tudo bem explicadinho e bem objetivo numa apresentação imperdível, que agora faz parte de meu perfil slideshare e é perfeita para formações pedagógicas. Muitas escolas têm feito download e utilizado o material, que pode acrescentar muito à formação pedagógica.

Para ver a apresentação, basta dar uma olhadinha no slideshare a seguir:

 

Uma resposta para “Reagrupamentos pedagógicos

  1. Muito bom o material. E trabalhando desta forma muitas habilidades e competências serão alcançadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s