Dia do Índio

DIA  DO  INDIO.fw

Não, você não leu errado o título e sim, sei bem que hoje não é o dia do índio… mas veja… ele está chegando e nada mais legal do que já propor algumas atividades ou dar algumas ideias para que você possa usar em sala de aula!

1. Use a música dos indiozinhos, sim!

Ela pode até ser considerada “batida” e não ter uma letra tão profunda, mas com os menores ela funciona e ainda auxilia nas lições para alfabetização ou pré-alfabetização, sem mencionar a contagem.

Para incrementar, você pode fazer com os alunos os indiozinhos e até montar um bote, juntando os indiozinhos já prontos. Veja a seguir duas ideias para montar indiozinhos com os alunos. O índio em formato quadrado é simples e fica uma gracinha e o com marcas de mão também é bem legal de fazer com os pequenos!

1.2.3.INDIOZINHOS.fw

 

Dica: aproveite e use nossas atividades prontas da música, que podem ser adquiridas no link  http://www.janainaspolidorio.com/cd-digital-de-educac-o-infantil.html 

2. Mescle atividades de aula com brincadeiras!

Por que não usar a data para fazer brincadeiras relacionadas aos costumes indígenas com os alunos e ainda usar essas mesmas brincadeiras para ensinar conteúdos corriqueiros para a turma?

Gostou da ideia? Essa é a proposta de nosso material “Índio – brincadeiras e atividades”. São 5 brincadeiras e atividades prontas para usar em sala de aula baseadas nelas! Você ainda pode elaborar complementos para as brincadeiras, como quando brincar de “Cocar do Cacique”. Veja que cocares mais charmosos…

COCAR.CACIQUE.fw

 

Ah! Faltou o link, certo? Nosso material com brincadeiras e atividades prontas fica no link http://www.janainaspolidorio.com/indio-brincadeiras-e-atividades.html

3. Mostre um panorama mais atual!

Em sala de aula, temos a tendência de falar mais sobre costumes indígenas que são remotos. Por que não usar uma imagem mais atual dos índios e falar deles de um modo contemporâneo?

Esta é nossa proposta no material “Índio – um panorama mais atual”. São vários os tópicos tratados e a sugestão prática é usar um deles – o grafismo indígena – para uma atividade bem interativa e interessante na aula.
Após pesquisar grafismos indígenas, o aluno cria um na atividade e o utiliza para fazer um bracelete pintado no colega. Apenas utilize materiais que não provoquem alergias e que sejam fáceis de retirar!

GRAFISMO.INDIGENA.fw

O link para o material com atividades prontas é http://www.janainaspolidorio.com/indio-um-panorama-mais-atual-quarto-e-quinto-anos.html

4. Outras sugestões?

Use lendas indígenas para treinar e aprimorar a interpretação de textos e crie artes para cada uma das lendas! O link para o material que tem atividades prontas é http://www.janainaspolidorio.com/lendas-indigenas-com-interpretacoes.html

Trabalhe o cotidiano indígena, seus costumes e rituais com classes de alfabetização. O link direto para o material é http://www.janainaspolidorio.com/comunidades-indigenas.html

Espero que tenha gostado das dicas! Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s