Os segredos do SUCESSO ESCOLAR!

OS SEGREDOS DO SUCESSO ESCOLAR.fw

O que leva uma nação a ser considerada eficiente no quesito educação escolar? É possível que um professor tenha salário condizente com as tarefas árduas de seu trabalho? Qual é o número ideal de alunos por professor/ sala?
Essas são algumas questões que levam à reflexão de uma única coisa: eficiência escolar. Uma única nação no mundo recebe o título de ser mestre nesse quesito e talvez seja interessante prestar atenção nela… só para refletir um pouco em que podemos melhorar!
Certamente, é uma nação diferente da nossa, com outros costumes, outra cultura, outro governo e outro tamanho territorial. Tudo isso influencia uma área como a educação! Mesmo assim, no Oppi Festival de 2014, realizado em Helsinki, diversos países enviaram representantes para poder analisar o que fazia dos finlandeses mestres na arte da educação escolar. Afinal, eles podem ter muitas diferenças em relação a outros países, principalmente como o nosso, mas em uma coisa somos semelhantes a eles e a quaisquer outros: somos humanos e a característica principal do ser humano, que o difere dos demais animais, é o a capacidade de raciocinar.
Se podemos raciocinar, podemos aprender e refletir sobre outras práticas e adaptá-las, dentro do possível, à nossa realidade. Nem todas dependem de nós, professores, mas poucos imaginam a força que podemos ter em um país. Somos muitos e podemos sim mudar o quadro atual de nossa educação, da valorização da sociedade em relação a nós e de nosso piso salarial.
Veja a apresentação a seguir, que explica um pouco mais detalhadamente sobre o sucesso desses, que conseguem ter sucesso máximo na educação:

 

4 Respostas para “Os segredos do SUCESSO ESCOLAR!

  1. Parabéns, pela linda publicação, texto riquíssimo e uma tema encantador, me encheu os olhos a cada linha que eu li, e me encanto cada dia mais por área de educação e me identifico em cada minuto.

    • Olá, Rose!
      Que bom que gostou! Me dediquei muito ao assunto e tive que buscar muitos recursos em fontes estrangeiras para entender muito bem a situação finlandesa escolar! Importante encontrar outras pessoas, que como eu, acreditam que podemos sim reverter o quadro educacional de nosso país!
      Até mais,
      Janaina Spolidorio

  2. Rita de Cássia de Felice

    Muito bom o artigo. No entanto, como revertermos este quadro que está deixando o Professor doente? Abraços mil , parabéns!

    • Olá, Rita

      No artigo original, do Aula Expressa, dou algumas sugestões… claro que não dá para se inspirar em todas as dicas finlandesas… outro país, outra cultura… mas se acreditarmos e nos unirmos em um único movimento de força, mostrando que sabemos o que queremos, acho que podemos começar a reverter a situação de alguma forma.

      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s