Fui chamada para dar aula… e agora?

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Emprego novo é algo que costuma ser motivo de apreensão para muitos profissionais, de várias áreas. Tudo o que vem com o emprego talvez seja a causa dessa apreensão.

Mesmo que não seja o emprego de seus sonhos ou que queira usá-lo como uma escadaria para um outro cargo mais bem qualificado, uma coisa é certa: você precisa fazer o máximo para se empenhar nele!

Começar a dar aulas é o tipo de atividade que vem com um bônus grande junto. A aula, em si, você pode ir adaptando conforme os dias passam e você ganha experiência. Basta conhecer seu aluno para ser um grande professor. Assim você saberá exatamente quais tipos de lição eles precisam e conseguirá um bom desempenho.

A grande questão, porém, é mostrar sua eficiência aos seus empregadores – e a si mesmo! Eficiência é o primeiro quesito que qualquer bom profissional. Para ser eficiente, basta apenas criar uma organização de seu trabalho.

Lecionar é um tipo de atividade que tem uma tendência à desorganização. Materiais de muitas pessoas que devem ser cuidados por você… ou não…relatórios, anotações, diários de classe, atividades para corrigir, entre outras coisinhas mais.

Veja, o grande problema é que estudamos para lecionar o conteúdo e não para organizar coisas dos alunos e muito menos de toda a burocracia que envolve ser professor.

A dica imprescindível deste artigo é realmente a organização. Se você conseguir se sair bem nela, dificilmente será visto como um profissional ruim.

Para organizar os materiais dos alunos, o que lhe dará mais trabalho de início é o que será seu grande trunfo. Ensine os próprios alunos a organizarem o material conforme você orienta. Crie uma rota de organização fácil, que os alunos possam acompanhar e organizar seus próprios materiais. Nada de ficar jogando caderno ou atividade em sua mesa!

Destine um lugar da sala para que o aluno coloque o caderno ou livro após terminar a lição. Eleja uma pasta na qual o aluno poderá colocar suas atividades em folha e ensine-o como você quer que ele o faça.

Deixe sua mesa o mais impecável que conseguir. Mesa de professor bagunçada é sinônimo de desleixo! E olha que é fácil que ela fique um caos total.

Tenha sempre materiais diversos, mesmo que em pequena quantidade, para emergências. Sugiro o uso de caixas organizadoras, caso seja possível.

Para os papéis diversos que terá que lidar, use pastas! Elas são ótimas… pastas para colocar as lições futuras, pastas de sobras de lição ( essas são ótimas para os anos seguintes ), pastas de relatórios.

Quanto aos alunos, é comum acontecer de ser questionada sobre alguns deles. Uma dica legal é manter um caderno, pode ser pequeno mesmo, só para anotações sobre os alunos. O que você anota? Tudo o que achar interessante que outras pessoas saibam. Quanto maior a riqueza de detalhes, melhor será para que consulte ao fazer um relatório ou encaminhar uma reunião, seja com os pais ou com a coordenação.

Bem, essas são algumas das dicas para quem começa agora a lecionar. A parte pedagógica acaba fluindo naturalmente com a organização. O importante é não deixar as coisas bagunçadas e ensinar também os alunos a manterem e participarem dessa organização!

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