Alguns “problemas” das situações-problema

 

PROBLEMAS DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA.fw

Já que estamos falando de problema, eis aqui um problemão para você resolver:

Em uma sala de aula, a professora dá uma situação-problema por dia. De todos os seus 28 alunos, 10 são ótimos em problemas de adição e apenas 7 parecem entender quando se trata de subtração. 8 alunos ficam aborrecidos se o problema for muito fácil. Ela tem ainda 15 alunos que se esforçam para entender problemas matemáticos básicos e 2 nunca conseguem resolver essas situações-problema. Quantos dos alunos dessa professora estão interessados e aprendendo enquanto ela dá os problemas?

Difícil dizer, não é mesmo? Na verdade,  talvez devamos mudar a pergunta: Como a professora pode desenvolver segurança na resolução das situações-problema e ter em sua turma craques nesse tipo de atividade?

Certamente todo problema tem uma solução, mas para conseguir chegar nela é preciso analisar os fatos. Note que as questões são praticamente personalizadas, embora possam ser agrupadas em elementos da turma. Para conseguir encontrar uma solução,  o passo imprescindível é exatamente descobrir os motivos que levam os alunos a requererem tanto esforço para solucionar situações-problema… e são diversos! Vamos nos ater, porém, a três mais genéricos:

 

Problema 1: Segurança. Muitos alunos apenas de olhar situações-problema já ficam ansiosos. Grande parte deles não consegue nem pensar claramente porque são inseguros quanto aos seus conhecimentos ou por já anteciparem novas falhas.

 

Problema 2: Pensamento flexível.  É comum alguns professores ensinar métodos de resolução de situações-problema. Nada errado com isso, mas o grande problema é que nem sempre ficar localizando palavras-chave funcionam. Ter os passos é ótimo, mas não se o aluno usar como apoio total em lugar de uma estratégia flexível. Atualmente, provas e situações cotidianas requerem que os alunos tenham estratégias flexíveis e pensamento criativo.

 

Problema 3: Diferenciação. Não dá para acelerar o processo de compreensão de uma situação-problema. No caso desse tipo de atividade, ir devagar provoca resultados mais rápidos. O interessante é praticar a autonomia com problemas mais simples e dar orientação ou acompanhar a resolução dos que são considerados bem complexos. Assim, logo o complexo vai para a turma do simples.

 

Sugestões interessantes de situações-problema? Clique nos links a seguir:

SITUAÇOES PROBLEMA ADIÇOES E SUBTRAÇOES.fw

Situações-problema que tratam somente de adições e subtrações, para seu aluno ficar craque!

Clique na imagem para ver a AMOSTRA e saber mais!

Link: http://www.janainaspolidorio.com/situacoes-problema-adicoes-e-multiplicacoes.html 

SITUAÇOES PROBLEMA - PROFISSOES.fw

Situações-problema contextualizadas em temas de profissões, com operações matemáticas diversas.

Clique na imagem para ver a AMOSTRA e saber mais!

Link: http://www.janainaspolidorio.com/situacoes-problema-colecao-temas-profissoes.html

craque nos problemas.fw

Craque nos problemas traz situações-problemas incríveis para alunos de primeiro e segundo anos.

Clique na imagem para ver a AMOSTRA e saber mais!

Link: http://www.janainaspolidorio.com/craque-nos-problemas-primeiro-e-segundo-anos.html

Dúvidas na compra?? Sem problema! Assista nosso MANUAL DE COMPRA que auxilia passo-a-passo a primeira compra!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s