7 motivos para usar o caderno interativo!

 

7 MOTIVOS CADERNO INTERATIVO.fw

Cadernos interativos são um dos itens que sugiro ao começar sua experiência de Educação Personalizada. Não é à toa que ele é fortemente recomendado!

São muitos os benefícios tanto para o professor quanto para o aluno. O caderno interativo praticamente ensina o aluno a organizar seu pensamento, a ser autor de sua própria aprendizagem… e não é isso mesmo que pais e professores desejam?

Bem, seria possível escrever um livro inteiro sobre o assunto, mas vamos por partes! Para hoje, selecionei 7 motivos interessantes para que você adote cadernos interativos em suas aulas!

 

  1. Eles ensinam os alunos a organizar e sintetizar o conhecimento: para montar um caderno interativo é preciso que o aluno aprenda a criar processos de organização de seu pensamento. O tipo de processo utilizado na construção de um caderno interativo cria um tipo de estrutura cerebral que consegue usar tanto o lado esquerdo quanto o direito do cérebro, o que auxilia na aprendizagem da organização dos pensamentos.

 

  1. Cadernos interativos acomodam múltiplos estilos de aprendizagem de uma única vez: não importa se as atividades são usadas em grupos grandes, pequenos ou individualmente. É possível notar exatamente o que o aluno aprendeu da matéria!

 

  1. A relação aluno-professor-pai é construída e estreitada com o uso dos cadernos interativos: quando os alunos têm lição de casa e usam o caderno interativo para consultar, os pais também percebem o quanto ele é precioso. O tipo de organização possibilita que qualquer pessoa compreenda o bom trabalho que está sendo realizado em sala de aula.

 

  1. O próprio caderno do aluno se transforma em um portfólio, que permite ao professor notar a evolução da aprendizagem: ao folhear as páginas do caderno interativo, é possível notar como os alunos estão sintetizando as habilidades. Além disso, é uma ótima fonte para o professor usar em reuniões de pais ou de professores, pois mostra exatamente o que o aluno apreendeu em aula.

 

  1. Eles permitem ao aluno criar um recurso para usar enquanto ampliam conhecimentos: o caderno interativo funciona como um livro “texto” para alunos. A diferença é que foi criado por eles próprios. Serve tanto para fazer anotações importantes, quanto para praticar e refletir, além disso, as informações construídas servirão para referência em lições futuras. Os alunos podem usar as abas para aprender a estudar, para ir e voltar nas anotações quantas vezes quiserem, além de se familiarizar cada vez mais com o material estudado.

 

  1. Os alunos se tornam autores de suas próprias aprendizagens, utilizando cores e criatividade: um dos maiores trunfos do caderno interativo não são tanto os benefícios evidentes, mas sim a possibilidade de ser algo construído inteiramente por eles. Conforme os alunos usam cores em seus cadernos interativos, eles parecem ganhar vida. O uso de cores torna mais fácil a separação de informações e o agrupamento de conteúdos similares. O fato de utilizarem a criatividade para montar suas lições também desperta a inteligência visual e a espacial, uma vez que espera-se que eles se lembrem de usar a informação mais tarde buscando sua “arte”.

 

  1. Cadernos interativos reduzem a desordem na sala de aula e na vida dos alunos: como os alunos têm que tomar notas, praticar e refletir no mesmo lugar, permite que se organizem e eliminem o excesso de papéis que acabam se perdendo ou se misturando. Eles permitem que os alunos possam se organizar no exato momento em que aprendem.

 

Não conhece ainda os cadernos interativos? Talvez seja o momento certo para fazê-lo! Acesse nossa loja e conheça alguns títulos! – http://www.janainaspolidorio.com/catalogsearch/result/?q=interativo

2 Respostas para “7 motivos para usar o caderno interativo!

  1. Gercina de moraes mendonca da silva

    Bom dia, professora. Meu nome é Gercina e sou professora numa escola de educação especial, atendo a sete turmas entre crianças pequenas e adultos, na disciplina arte e encontro grande dificuldade em encontrar material pedagógico de apoio.Gostaria que você elaborasse um material de arte na área de educação especial. São duas turmas de segundo ano, uma de primeiro ano, uma pré-escola, uma competência de vida, uma terapêutica protegida e uma turma de mercado de trabalho. Por favor me ajude! Obrigada.

    • Bom dia, Gercina
      Para a área de Arte, é a Marise quem faz as atividades. Ela tem um site próprio – o http://www.arteadmiravel.com – onde há uma variedade de temas de Arte para você escolher. Falei com ela, mas antes de sabermos se é possível fazer novos pacotes para seus objetivos, seria interessante que nos dissesse como é a coordenação motora fina dos alunos, com quais comprometimentos cognitivos você lida e que tipos de atividades você teria em mente para usar.
      Até mais,
      Janaina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s