Como desenvolver a autonomia na aprendizagem!

COMO DESENVOLVER A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM.fw

 

Autonomia é algo que muitos de nós buscamos na aprendizagem, tanto nossa quanto de nossos alunos. Ser autônomo significa discernir o que estudar, quando estudar e como estudar. Parece simples, mas não é. Porém, se o aluno é acostumado desde muito cedo com atividades que o levam a autonomia de estudo, tudo é bastante natural.

A autonomia de estudo é uma das propostas da Educação Customizada e Elástica. Por ser customizada, auxilia o aluno a descobrir suas próprias formas de estudo, o modo como ele aprende mais fácil. Além disso, por ser elástica, engloba por si só a Educação Híbrida, que traz o uso tanto de novas tecnologias quanto de modelos mais tradicionais, quanto a Abertura de Conteúdos, que trata de assuntos atuais, que ainda não estão em livros, mas há muito fazem parte de nossas vidas.

Para desenvolver a autonomia, é preciso um tanto de lições que ensinem isso gradualmente, o que é uma das intenções do material que comercializo no www.janainaspolidorio.com e também um ambiente propício em sala de aula. Dou muitas dicas desse ambiente em meu livro – Aula, os Segredos. As estratégias comentadas no livro, que pode ser adquirido em meu site – www.janainaspolidorio.com – trazem experiências reais pelas quais passei até completar meus estudos sobre a Educação Customizada e Elástica.

Recentemente, fiz uma apresentação em slideshare que fala um pouco mais sobre como desenvolver a autonomia no aluno, traz dicas e uma tabela muito legal com estímulos e elementos que devem ser pensados em uma sala de aula que busca a real autonomia.

Veja a apresentação abaixo:

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s