Educação Customizada e Elástica – enfim… os resultados!

EDUCACAO.ELASTICA.BANNER.fw

A “educação customizada e elástica” foi um método que criei para que os alunos pudessem finalmente apresentar melhores resultados escolares do que temos. Na verdade, comecei por acaso, ao notar que tudo o que usávamos em sala de aula não resolvia. Os alunos se mostravam desinteressados, distraídos e sentiam que o estudo era uma obrigação. O livro didático não ajudava – nem na escola pública e muito menos na escola particular. Foi então que parti para outro caminho… mas essa é uma outra história!

A postagem de hoje traz à tona RESULTADOS. Minha experiência com um material de educação customizada é uma coisa fácil, pois afinal de contas, fui eu mesma quem desenvolvi e testei desde 2.007. O grande desafio era usar o material e a metodologia em outra sala de aula, que não fosse minha.

É claro que a área da educação não é fácil de penetrar. Sabemos disso! Infelizmente, parece que o país conspira contra ela, a maior parte do tempo. A escola pública sofre um descontrole de inspirações. Já participei de cursos iguais, com nomes diferentes, em anos diferentes, que prometiam uma grande revolução na educação, embora usassem materiais e formas de ensino obsoletas. Na particular, a grande barreira é a financeira. A escola cobra sim pelo aluno. Sabemos que mensalidade de escola particular não é algo barato, mas mesmo assim são muito mais resistentes a mudanças do que a escola pública.

Prova disso é que só desenvolvi a educação customizada e elástica dentro de uma sala de aula pública. Certamente, com tantas cobranças e pressa de acabar um material quem nem dava tanto resultado, seria impossível desenvolver algo.

Por fim, em caráter experimental, consegui dois professores em áreas diferentes do país, um de escola pública e outro de escola particular, para utilizar um material de apoio feito nos moldes da educação customizada e elástica. Além disso, a regra da consultoria que dei era usar o material fornecido conforme minhas orientações, dentro da metodologia. A experiência foi feita com o consentimento da direção de ambas as escolas, com o trato de ser apenas uma espécie de apoio… um tipo de reforço feito em sala mesmo.

Dentro do acordo estava a preservação dos nomes tanto dos professores quanto das escolas. A proposta, afinal, era apenas um apoio para o material principal. Uma segunda parte do acordo foi que o professor pegasse a mesma sala no ano seguinte, para dar continuidade ao trabalho.

Hoje me orgulho dos resultados. A experiência teve início em fevereiro do ano passado. A sala de educação privada apresenta uma elevação de notas em avaliações significativa, em torno de 27 por cento de quando foi iniciada a experiência. A grande surpresa ficou por conta da educação pública. Na escola, eram três salas de aula da mesma série, sendo que a experiência foi feita apenas em uma delas. Em uma avaliação oficial da escola, as duas salas que não usavam o material conseguiram uma porcentagem de acertos em torno de 43%, enquanto que a sala que utilizava o material atingiu significativos 82%.

A idade das crianças? Entre sete e nove anos. Além dos bons resultados comprovados, os alunos ainda estudam autonomamente, praticamente sem auxílio do professor, que funciona apenas como orientador de conteúdos, debatem temas de modo crítico e objetivo e ainda se envolvem de forma séria e interessada nas lições, de um modo geral.

O próximo passo? É uma incógnita, mas posso adiantar algo: caminho para a escolha de novas escolas ou professores para ampliar a metodologia e lutar, juntamente com eles, por uma educação melhor!

Alguns dos materiais que comercializo na loja virtual são direcionados a esse tipo de educação.  Veja abaixo alguns títulos interessantes, que podem desenvolver uma pequena parte da autonomia e do raciocínio de seus alunos:

CADERNO.LEITURA.INTERATIVO

Cadernos Interativos

 

Eles têm uma parte do “elástico” e outra de customização. Conseguem trazer a interatividade com a qual os alunos estão acostumados para o caderno. Clique na imagem para saber mais, ver mais títulos e visualizar as AMOSTRAS.

 

 

LOGICA

Lógica Natalina

 

Este pacote traz atividades de lógica com o tema de Natal. Nada mais estimulante para o raciocínio que os tipos de atividades sugeridos. Clique na imagem para saber mais e ver a AMOSTRA!

 

 

Método Lattice

Método Lattice

 

Estas atividades, não canso de recomendar. Os resultados do Método de Multiplicação Lattice em sala de aula são impressionantes. Ver os alunos fazerem operações de multiplicação com dois algarismos de cabeça é algo incrível! Clique na imagem para saber mais e ver a AMOSTRA!

 

atividades.pascoa.4e5

Atividades de Páscoa

 

Está achando fora de época? Concordo, mas não poderia deixar de indicar. Esse é um dos materiais mais elásticos que tenho no quesito habilidades e competências. Consegue trazer a internet para a sala de aula, trabalhando ainda com princípios de lógica de programação para crianças de quarto e quinto anos. Clique na imagem para saber mais e ver a AMOSTRA!

 

Raciocínio Linguístico

Raciocínio Linguístico

 

O raciocínio linguístico é um dos mais procurados da loja e também um ponto forte da educação customizada. Vale a pena trabalhar com ele! Clique na imagem para saber mais e ver a AMOSTRA! Aproveite e veja também o pacote 1!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s