Por que crescer analógico em um mundo digital?

O digital faz parte de nossas vidas. Isso é fato! Todos temos smartphones, tablets, tvs com internet… afinal, vivemos o tempo da internet das coisas. Isso mesmo! Esse é o nome dado ao fenômeno da internet sendo acessada nos objetos: a internet das coisas.

Nossa conexão é tão grande, que fica difícil “desligar”. Para os adultos isso tudo funciona de uma maneira e para as crianças, de outras formas totalmente diferentes, afinal, é o mundo nativo deles. Há um único – e grande – porém em tudo isso: EMBORA O MUNDO SEJA TÃO DIGITAL HOJE, NOSSO DESIGN  NATURAL  É  ANALÓGICO!

Caso tenha ficado confuso com o uso de digital e analógico agora, vou explicar melhor. Nosso mundo REAL é analógico. Vivemos em um mundo de cores, sons e cheiros com possibilidades infinitas de combinações, pois nosso corpo NECESSITA de experiências REAIS para poder se desenvolver completamente. No entanto, o mundo digital, dos aparelhos, apresenta-nos uma experiência FINITA de vivências, pois eles são limitados e utilizam capacidades limitadas de nosso corpo ANALÓGICO. Por fim, crianças que crescem em um mundo mais digital do que analógico NÃO SE DESENVOLVEM COMO DEVERIAM!

Quando as pessoas perguntam sobre meu trabalho, questionam por qual motivo não apresento também um produto para uso exclusivamente digital. Como está tão em alta, não entendem por qual motivo eu elaboro atividades para serem impressas em lugar de atividades a serem utilizadas em computadores, tablets ou mesmo lousas interativas.

A resposta é bem simples! Embora eu saiba exatamente o que fazer com todos esses aparelhos, como luto por uma educação melhor, tenho que lutar também pelo analógico e as atividades em folhas são analógicas… bem analógicas. A diferenciação vem no modo como monto ou crio a atividade, pois uso o pensamento digital em um meio analógico. Por esse motivo, as atividades dão tanto resultado. A média de sucesso em classes que utilizam meus pacotes de atividades é 30 por cento maior do que as que não usam. Não falo de um local específico. Tenho acompanhado os resultados em diferentes estados e todos indicam a mesma coisa.

São independentes de método, embora usem o pensamento customizado que desenvolvi e defendo. Trabalham diretamente com o analógico da criança e por esse motivo o resultado é tão bom. Grande parte das atividades do www.janainaspolidorio.com preza esse tipo de experiência que falta em salas tão informatizadas quanto as escolas têm proposto.

Não digo que seja contra a informatização, mas que não seja total! É preciso saber usar.

Para entender um pouco mais sobre meus motivos para buscar tanto a beleza que o analógico desperta, veja a apresentação abaixo, desenvolvida por mim:

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s