Leitura – Jovens e Adultos

Eu sei que muitas pessoas utilizam meus materiais para a Educação de Jovens e Adultos, mas sei também que, ao fazer as atividades, não costumo pensar nessa faixa etária de aluno, em específico.

Nos últimos comentários que recebi, um dos leitores do blog comentou que há pouco material para esse tipo de aluno. Nunca tinha pensado muito nisso… então busquei o que pude encontrar na internet e realmente o material que encontrei não era tanto assim.

Para fazer atividades, me pergunto sempre o que eu precisaria aprender se estivesse no lugar do aluno e o que quero que aquele aluno alcance, como professora.

Pensando em tudo isso, imaginei, se fosse um adulto em fase de alfabetização, onde precisaria com urgência de conhecimentos de leitura. Me imaginei então passando em frente a um mercado, onde costumam colocar aquelas placas amarelas, sem figuras, com as ofertas do dia. Certamente seria uma grande dificuldade que eu teria se não fosse alfabetizada.

Sendo assim, criei uma atividade de princípio de alfabetização com esse tipo de cartaz. Como nunca lecionei  em turmas regulares de alfabetização, não tenho certeza se é esse tipo de atividade que o aluno precisaria, mas acredito que mesmo assim possa servir para sua aula… pelo menos espero que lhe seja útil. Se você trabalha com essa faixa etária e puder me dizer se realmente é esse tipo de atividade que busca, seria de grande utilidade.  Boa aula!

EM OFERTA

7 Respostas para “Leitura – Jovens e Adultos

  1. Olá Janaina, que bom que você resolveu desenvolver atividades para EJA sou fã das atividades preparadas por você e já comprei vários pacotes. Espero que você continue se dedicando também ao conteúdo de EJA, pois sou professora da EJA e do terceiro ano do fundamental. Gostei
    Jacqueline

  2. muito boa a atividade, adoraria que vc fizesse pacotes para essa modalidade de educação também….

  3. marleide queiroz de souza

    Olá mestre ,gostei muito das sugestões postada por vc sobre o EJA,estou trabalhando com este assunto é muito bom.

  4. Não sou professora de EJA, mas amei esta atividade, pois ela é facilmente adaptável pras séries iniciais e abre uma gama de atividades. Muito obrigada!

  5. Sou uma das leitoras que trabalha com alfabetização de jovens e adultos gostaria de lhe agradecer e parabeniza-la pela atividade já sigo seu blog a alguns anos e sempre consegui atividades que me ajudaram mas esta foi a melhor até agora espero que na medida do possível continue deixando um pouco de seu conhecimento para nós com pouca esperiencia.

  6. professora Janaína eu trabalho no MOVA que atende a jovens e adultos de 1ª a 4º serie e o EJA atende de 5ª ao 3º do ensino médio. Mas mesmo a atividade sendo direcionada para outra linha da educação me ajudou muito.
    Sei que estou sendo um pouco chata em tentar falar sobre este projeto que ainda é pouco conhecido mesmo sendo criado por um grande escritor e idealizador do MOVA ” Paulo Freire”.

Deixe uma resposta

