Quinzena Diferente! Treino Motor

Quando eu iniciei minha carreira no magistério, Emília Ferreiro estava em seu auge. O caos havia se instalado nas escolas e era bem visível enquanto eu fazia meus estágios. Os professores, que até então sempre tinham trabalhado de uma certa forma, eram praticamente “proibidos” de utilizar o mesmo método usado em seus anos e anos de trabalho – pelo menos assim acontecia em minha cidade.

quinzena13

O treino motor foi praticamente abolido nas escolas que adotaram o método construtivista e podemos ver hoje o quanto se perdeu com a retirada dele. Há ainda professores que preferem não dar treino motor ou coordenação motora fina e há aqueles que procuram material, pois sentem falta deste treino motor quando os alunos começam a usar a letra cursiva.

Particularmente, eu não ligava muito em dar ou não dar, aliás, não tenho uma posição extrema em nada do que uso em sala de aula. Certa vez, eu tive um aluno que iniciou na primeira série silábico, com valor em vogais, mas na verdade eu desconfiava que ele era silábico, pois o traçado das letras que ele tinha era tão diferente das letras que usamos, que era difícil dizer qual letra ele tinha feito. Percebi que era silábico mesmo quando mostrei seus traçados e ele me disse as letras. Ele tinha um padrão para as letras, mas não conseguia traçar. Na ocasião, pedi até ajuda para minha diretora, que era formada em Arte também.

Antes disso nunca havia me preocupado muito com coordenação motora, mas a partir daí, sempre tinha algumas folhinhas no armário que pudessem ajudar alunos com maior dificuldade de traçado.

Não costumou postar muito sobre coordenação motora fina, mas achei legal montar um pacote de deixar uma amostra na quinzena diferente. O pacote já está disponível no http://www.janainaspolidorio.com e traz traçados retos, circulares, espirais, ondulados e curvos. Não há letras neste pacote, embora os traçados fornecidos sejam a base das letras.

Caso se interesse pelo tipo de atividade, me avise que eu produzo mais material deste tipo. Espero que goste da amostra. Imaginei-a mais para Educação Infantil, embora nada impeça seu uso com primeiros anos. Boa aula!

TREINANDO TRAÇADOS – AMOSTRA

 

2 Respostas para “Quinzena Diferente! Treino Motor

  1. Eu, particularmente, sempre procuro atividades como estas para meus alunos, pois alguns têm muitas dificuldades até no traçado da letra bastão.
    Considero de suma importância a coordenação motora fina. Hoje em dia eles mal conseguem recortar!

  2. Eu gosto de modelizar e é uma boa opção…

Deixe uma resposta

