Dinâmica Psicológica + Amostra de atividades para terceiro ano

Você deve estar se perguntando o que seria uma “dinâmica psicológica”, não é mesmo?

quinzena5

Bem, é uma situação que pertence mais ao ramo da psicologia do que ao da pedagogia, mas já usei diversas vezes em aula e deram resultados incríveis no desenvolvimento dos alunos.

Não é possível usar todas com todas as idades. A que estou postando é mais adequada para alunos a partir do quarto… quinto ano. Para Fundamental II e Médio é perfeito. A orientação e o sucesso da dinâmica caberá ao professor e é muito interessante trabalhar com esse tipo de lição.

Durante alguns anos fui coordenadora de área em uma escola particular e num determinado momento a escola contratou uma psicóloga para ser orientadora e lecionar uma vez por semana nas classes. Me lembro que ela chegou à sala dos professores e perguntou se eu tinha alguma ideia. Me veio na lembrança as dinâmicas psicológicas e comentei com ela, por alto, como eram. Sugeri exatamente essa que estou publicando hoje.

Depois que ela deu as aulas, ela retornou para saber se eu tinha mais. Na verdade, eu tinha algumas dezenas delas, algumas coletadas pelo meu caminho nas escolas e outras que eu mesma inventei.  As aulas de orientação foram um grande sucesso e provocaram um boa mudança no comportamento dos alunos, que se tornaram mais críticos e se mostravam mais interessados na aula.

As situações das dinâmicas não se relacionam à aula, mas têm o poder de fazer os alunos exporem medos, frustrações, pontos de vista e muito mais. O professor pode aproveitar para orientar o pensamento do aluno, proporcionando uma mudança em seu pensar, o que reflete na aula.

Não se esqueça! Depende de você que este tipo de aula continue no blog. Basta participar comentando, curtindo ou compartilhando.

O link da dinâmica segue abaixo, mas em seguida há ainda uma amostra do novo pacote de português com mix de atividades para terceiro ano lançado ontem no http://www.janainaspolidorio.com. Boa aula!

ABRIGO SUBTERRANEO

Bem, quanto ao pacote de terceiro ano, é um mix de atividades que trabalham com alfabeto, vogais e consoantes, maiúsculas e minúsculas, sinônimos, sílabas, quantidade de sílabas, ortografia e acentuação. São exercícios daqueles que gostamos de dar para revisar conteúdos, ótimos tanto para aprofundar, quanto para revisar ou mesmo preencher lacunas de tempo na aula ( por exemplo quando alunos terminam a atividade antes do esperado ).

Espero que goste da amostra. Boa aula!

MIX DE PORTUGUES – TERCEIRO ANO – AMOSTRA

9 Respostas para “Dinâmica Psicológica + Amostra de atividades para terceiro ano

  1. Juliana Mariano

    Muito bacana!!!!Janaina essa dinamica termina ai, ou tem mais alguma folha? Pois pra falar a verdade até a gente fica em dúvida…Estou gostando muito das postagens!

    Beijos!

  2. Gostei desta dinâmica, mas tb fiquei em dúvida se tem alguma continuação.
    Quanto à amostra do novo pacote, tb gostei! Estava sentindo falta das publicações “tradicionais”, rs

  3. Andrea Regina Nolasco

    OLÁ GOSTEI DA DINAMICA MUITO LEGAL E QUANTO AS ATIVIDADES DE PORTUGUES AMEI!

  4. ROSEMERI DUARTE DA SILVA

    Gostei muito , mas gostaria de atividades semelhantes a essa da dinâmica para ser aplicada no 2º ano fundamental com alunos que apresentam vários problemas de socialização e de comportamento. Rose

  5. COMO SEMPRE VOCÊ NOS SURPREENDE COM SUA CRIATIVIDADE ,,, ADMIRO ,SEU TALENTO, OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO ESSE DOM MARAVILHOSO QUE TENS.DEUS TE ABENÇOE !!!BJOS

  6. Está dinâmica ao ser aplicada deve se tornar muito interessante, já imagino os alunos defendendo e debatendo as suas opiniões.
    Parabéns…com suas postagens, você permite que nossas aulas sejam melhores e mais interessantes !!! Obrigada e beijos!!!

  7. A dinâmica é excelente, mas exige uma maturidade que meus alunos ainda não têm. A atividade é muito boa…vou usar. Com certeza vai ajudar muito!Obrigada!
    Parabéns pela criatividade!

  8. Oi Janana! adoro suas sugestes de atividades E esta que aborda questes psicopedaggicas ento…!!.. demais! Acho muito bom tb, o fato de essas propostas estarem em formato doc; pois fcil de fazer adequaes, alm de me favorecer como deficinte visual. Ou seja, at nisso somos favorecidos: com a acessibilidade. abraos!

    Em 10/05/13, “Blog da Professora Janana

  9. Adorei !!! Tem o meu voto, rss.

Deixe uma resposta

