Quinzena Diferente! – Dom Casmurro

Quando eu disse que seria uma quinzena diferente, não estava brincando. Você poderá perceber pela postagem de hoje, que é realmente diferente de tudo o que já postei.

quinzena3

Como você deve se lembrar, embora eu tenha feito Magistério, sou formada em Letras. Me agrada muito a parte de Literatura Inglesa e Norte Americana, portanto quando o assunto é Literatura Brasileira, acabo me identificando mais com Machado de Assis, pois ele tem um tipo de escrita que lembra bastante alguns autores da Literatura Norte Americana.

Enquanto eu fazia faculdade, estudei bastante a obra de Machado de Assis e acabei fazendo um trabalho sobre o jogo narrativo em Dom Casmurro. Nunca fui muito tradicional nas coisas que fazia, então o trabalho inteiro foi escrito como se o próprio Machado de Assis o fizesse, nos moldes do próprio Dom Casmurro. São muitos e muitos e muitos capítulos, irregulares como a obra estudada. A escrita do trabalho foi feita em dupla, mas os primeiros capítulos foram de minha autoria… eu tinha que provar que ele ficaria melhor escrito desta forma!

Ao analisar a obra, descobri coisinhas interessantes: por qual motivo ele decide ser advogado em lugar de padre? No início da obra os quatro quadros da parede são mencionados em uma ordem e ao final, eles aparecem no mesmo recinto, mas em outra ordem. O que isso diz ao leitor? Essas questões e muitas outras são desenvolvidas durante o trabalho completo.

Utilizei na atividade que estou postando hoje duas partes: o Prefácio e o Capítulo Primeiro – Do Título, ambos os capítulos escritos por mim.

A atividade é para alunos de Ensino Médio ou mesmo de Universidades e posso garantir que são atividades – e texto – bem ao meu estilo: que fazem realmente o aluno pensar, desenvolvendo o raciocínio.

Pode ser que não tenha muito a ver com nada que já postei anteriormente, mas esta é a proposta da quinzena. A atividade pode não servir muito para você, mas pode ser extremamente útil para um colega.

Não se esqueça: dependo de sua opinião para fazer postagens semelhantes… e de Literatura Brasileira tenho bastante material legal, caso seja de interesse do leitor do blog.

Se você gostou do material ou do assunto, comente, curta ou compartilhe, para que eu possa medir o quanto interessa ao leitor.

O link da atividade segue abaixo. Bom desafio!

DOM CASMURRO

5 Respostas para “Quinzena Diferente! – Dom Casmurro

  1. Leda Ligia BUlcão

    Adorei a postagem de literatura em foco -Dom Casmurro .
    Parabéns , deverias postar mais sobre literatura.

  2. Amei….muito bom….estou adorando as postagens……maravilhoso…….bjussss

  3. Muito boa a atividade de Literatura! Muito bem elaborada, leva o aluno à reflexão. E é isso mesmo que nós professores queremos, não é mesmo? Estou adorando a Quinzena Diferente! Bju

  4. Adorei! Parabéns pela postagem. Gostaria muito que você postasse mais materiais sobre literatura brasileira.

  5. Gosto muito do Machado de Assis até estou fazendo um blog para ele… Gostei do seu artigo…😀

Deixe uma resposta

