Duas atividades para disléxicos

Enquanto eu montava o projeto com gêneros textuais publicado ontem e já disponível no http://www.janainaspolidorio.com, pensava que há algumas crianças que têm muita dificuldade na fase de alfabetização. Nem sempre o problema é o mesmo, mas há algumas dificuldades mais comuns.

Atualmente, temos lidado com alguns casos de crianças com dificuldades em aula e muitas têm encaminhamentos que levam à suspeitas diversas. Uma das suspeitas de dificuldades é a dislexia.

O grande problema que o professor costuma enfrentar em aula é exatamente não saber o que fazer com o aluno até que um diagnóstico seja dado. Sei que leva tempo para os psicólogos, fonos, psicopedagogos conseguirem fechar um diagnóstico e há diversos fatores que contribuem para essa demora.

Em minhas aulas, eu costumava fazer alguns “testes” quando tinha dúvida de qual caminho seguir, quando estava com alfabetização principalmente. Certas dificuldades pareciam melhorar bastante com os testes, me indicando qual caminho seguir com a  criança.

Os disléxicos geralmente têm muita dificuldade na decodificação de escrita e de símbolos gráficos, o que compromete muito a aprendizagem da leitura e escrita e a compreensão… isso a meu entender.

Como há muitos professores que também gostam de dar atividades mais diversificadas e uma grande quantidade de fonos, psicopedagogas e psicólogas que visitam o blog, achei legam disponibilizar hoje duas atividades para disléxicos. Elas são simples e estão no mesmo arquivo, mas mesmo assim espero ter contribuído de alguma forma para seu trabalho. Boa aula!

DISLEXIA 1

10 Respostas para “Duas atividades para disléxicos

  1. Adorei. Muito obrigada e lembre-se sempre dos meninos com dificuldadaes de aprendizagem…

  2. Ana Paula Rodrigues

    Olá Janiana
    Adorei a suas atividades e gostaria de sugerir que você desenvolve-se um pacote de adaptações curriculares para cada ano o que você acha?

  3. Todos os anos encontramos crianças com dificuldades de aprendizagem, al-
    gumas laudadas, outras que nos deixam em dúvidas, pois a família recusa-se em buscar ajuda(acredita que vai passar, que é uma fase), no entanto, em ambas situações, precisamos de propostas de trabalho que possibilitem uma ajuda para elas e que, desenvolvam a autonomia para realizarem determinadas tarefas…..seria um material valioso se vc pudesse investir suas pesquisas nesse sentido! Respondo por mim: eu sempre preparo ativi-dades, mas é sempre bom manter contato com outras idéias….acrescenta e multiplica nossas ações.Um abraço.

  4. Muito obrigada Janaina.. será super útil para mim…

  5. Muito obrigada, sempre aproveito suas sugestões. Um abraço.

  6. Adorei…muito bom!

  7. Como sempre suas atividades e idéias suer produtivas e muito muito criativas. Adorooo!!

  8. karine bandeira cavalcante ribeiro

    Adorei…Suas atividades me ajudaram bastante em minhas aulas..

  9. Gostaria de adquirir alguns materiais, mas, estou tendo dificuldades em finalizar o meu pedido. Vc poderia me contactar via e-mail? já me cadastrei mas não tive retorno. Abr.

    • OLá, Vera
      Verifiquei os cadastros da loja http://www.janainaspolidorio.com em nome de vera, mas não encontrei seu e-mail. Geralmente, para fazer os pedidos, você precisa ter um cadastro completo. Preciso dos dados para efeito de nota fiscal, então o site não permite compras sem todos os dados. Poderia me enviar um e-mail para o austenbr@yahoo.com.br para que eu possa lhe ajudar melhor? Coloque no e-mail quais foram os dados principais colocados no cadastro: nome e e-mail é o que preciso para checar no cadastro.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

