Figuras misteriosas para treinar matemática

A postagem de hoje é sobre figuras misteriosas. Elas são de grande auxílio para  o ensino aprendizagem, pois têm um objetivo final definido, que é descobrir a figura. Digo que seja um grande auxílio, pois como tenho dito, o perfil de aluno que recebemos é bem diferente dos que já trabalhamos há alguns anos atrás. Eles são mais inquietos e há aqueles que não conseguem prestar muita atenção em aulas mais expositivas… ou pensamos que não prestam atenção.

Um estudo realizado nos anos 90, na Inglaterra, colocou dois grupos de crianças para assistir televisão em uma sala. Um dos grupos tinha à disposição brinquedos, que era uma interferência definida pelos pesquisadores. 87% das crianças da sala sem brinquedos prestou atenção na televisão. 47% das crianças da sala com brinquedos prestou atenção na televisão. Ao final, as crianças foram questionadas sobre o que assistiram e ambos os grupos conseguiram contar sobre o desenho colocado satisfatoriamente e de modo parecido. Estudos revelaram que o cérebro sofreu adaptações  e uma delas é a compreensão em “rajadas”, que é como maior parte de nossos alunos vê o mundo.

Um dos requisitos do ensino-aprendizagem deste perfil de aluno é o produto final rápido e objetivo, de preferência bem palpável, como as figuras misteriosas. Eles trabalham com uma finalidade e este tipo de trabalho de ir e vir com números e busca é instigante para eles.

Já havia feito um trabalho anterior com figuras misteriosas, mas era diferente. Este, traz atividades com sucessor/ antecessor, adições, subtrações, multiplicações e material dourado. Quando o fiz, pensei em um terceiro ano, mas pode ser usado com sua sala, se ela for um segundo “forte” ou um quarto com dificuldades. Deixei o pacote disponível ontem no http://www.janainaspolidorio.com , mas você pode ver a amostra dele no link que se segue. A amostra é a última atividade do pacote, portanto a mais “difícil”.

FIGURAS MISTERIOSAS – PACOTE 1 – AMOSTRA

4 Respostas para “Figuras misteriosas para treinar matemática

  1. ________________________________ Gostaria de receber informaes de como comprar os pacotes no site…se precisa de carto, boleto bancrio e etc… WordPress.com austenbr publicou: “A postagem de hoje sobre figuras misteriosas. Elas so de grande auxlio para o ensino aprendizagem, pois tm um objetivo final definido, que descobrir a figura. Digo que seja um grande auxlio, pois como tenho dito, o perfil de aluno que recebemos ”

  2. Muito boas atividades, professora! Gostei muito… Vc tem razão quanto a termos que rebolar para dar conta de uma aprendizagem com atividades de concentração e que proporcione um pouco mais de interesse aos alunos! Parabéns!

    • Cibele:
      Adorei seu comentário. Perceber que não é possível usar estratégias antigas com alunos atuais já é um grande passo para conseguir adequar e melhorar o ensino aprendizagem.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s