O pulo do gato! – Lição de Casa

Quando trabalhamos muito tempo com uma coisa, a cada ano acumulamos estratégias que tornam nosso trabalho mais fácil e o resultado ainda melhor.

Eu nunca fui o tipo de professor que consegue repetir lições de um ano para o outro, mas o acúmulo de estratégias que fiz podem preencher páginas e páginas de dicas por muito tempo.

Uma das estratégias – que muitos leitores perguntam – é sobre a lição de casa. Quem já abriu alguma postagem minha de lição de casa deve ter percebido que ela é completamente diferente do que se costuma usar.

Não uso livro para lição de casa – como alguns materiais prontos trazem – porque acho que de um ano para o outro a mudança de visão do aluno muda bastante também, além de ser uma classe com outro perfil. Não envio lições diariamente, porque durante anos fiz isso e descobri algumas falhas terríveis:

1. Há alunos que juram ‘de pé junto’ que não receberam a lição.

2. Alguns outros alunos dizem que não deu tempo porque foram ao mercado com a mãe, ou algo do tipo.

3. Há ainda os que dizem ter perdido a folha.

3. Em aula, sou tão agitada – embora não o seja em outros lugares – que me perco naquele monte de papel de lição de casa e não acho que elas funcionam comigo.

Como você deve ter percebido, no final, eu tinha 25% da sala com a lição em dia. Não dou lição de sexta-feira, pois todo mundo merece uma folga, tanto o professor quanto o aluno.

Pensando em tudo isso, já explico minha forma de lição no primeiro dia de reunião de pais e também no primeiro dia de aula.

Peço um caderno pequeno, brochura, exclusivo para lições de casa. Eu mesma faço um com as duas primeiras lições e carrego junto comigo para a reunião e para a aula explicativa sobre a lição de casa. Percebi que só explicar é inútil para metade da sala – e também para metade dos participantes da reunião de pais. Nada melhor do que mostrar o que se quer.

Veja só como fica o caderno, no caso de uma primeira série:

Exemplo de caderno

Exemplo de caderno

Note que eu coloco o ‘nome da escola’, a data da lição e o título ‘Lição de Casa’, que são as informações que devem ser colocadas em todas as lições. Depois, o ‘Escreva a sequência do alfabeto’ é a comanda que aparecerá no calendário de lição de casa, conforme você poderá visualizar no documento abaixo, parte integrante do cd de alfabetização, disponível no http://www.janainaspolidorio.com :

MARÇO

O meu objetivo com a lição de casa é criar uma rotina. Não tenho a intenção de que seja longa e nem cansativa, pois sei que se a lição for difícil, haverá problemas com pais que costumam fazer a lição dos filhos e há os que não ajudam em nada e a criança ficará desestimulada. Sendo assim, esta foi a melhor estratégia que encontrei até hoje para a lição de casa.

Desta forma, os alunos aprendem a organizar a rotina de lição em casa, não há como dizer que perdeu a folha ou não fez porque foi ao mercado, pois os responsáveis e a criança podem se programar com a lição mensal e ainda não há problema de perder a lição quando a criança falta.

Pode ser que outros professores usem outras formas e se adequem bem a ela, mas para mim essa foi a melhor até hoje e serve para todas as séries que já lecionei. Prova disso são algumas lições das outras séries que já publiquei anteriormente.

Espero ter contribuído de alguma forma. Sei que muitos já leram algumas informações sobre a lição de casa no blog antes, mas nos últimos tempos há muitas perguntas, então achei legal fazer uma postagem especial. Talvez eu faça uma próxima edição de postagem do tipo ‘O Pulo do Gato!’ com a estratégia de estímulo total da capacidade do aluno… Até mais e boa aula!

4 Respostas para “O pulo do gato! – Lição de Casa

  1. olá Janaina, tudo bem? Amo suas atividades , obrigada por compartilhar conosco.Eu uso um caderno onde os alunos fazem as atividades de casa , comigo só funciona assim pois fico perdida com tanto papel solto!
    Na escola que leciono temos que mandar lição de casa de segunda á quinta, já discordei mas não têm jeito ! mudando de assunto gostaria de saber se vc tem atividades para alunos de segundo ano que está na fase silábica com valor apenas nas vogais? obrigada pela atenção. bjs

  2. Janaína, bom dia.
    A algum tempinho vi sua postagem sobre lição de casa. E realmente seu método facilita muito a nossa vida. Porém fico com um dúvida que preciso de seu esclarecimento. Após toda a explicação para os pais, a criança realiza a tarefa e aí há correção feita por você. Como você faz?

    • Analúcia:
      Como as lições são curtas, as crianças já são acostumadas a deixar o caderno de lição de casa em cima de minha mesa no início da aula. Não costumo dar aula de modo convencional, uso outras estratégias também, que melhoram o tempo que posso dedicar, em aula, à correção e auxilio dos alunos. Sendo assim, sempre que tenho um tempinho já corrijo. Na sexta-feira não tem lição e mesmo neste dia os alunos colocam o caderno na minha mesa. Se faltou correção de alguma das lições, eu corrijo neste dia, pois no final da aula de sexta-feira sempre deixo os alunos brincando ou jogando em grupos no último horário.
      Espero ter contribuído de alguma forma.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Janaina bom dia !
    No meu caso foi uma lição ler sua postagem porque passo todos os itens com meus alunos; familiares fazendo as lições e desculpas diversas.
    Bjs

Deixe uma resposta

