Interpretação – Meio Ambiente

Trabalhamos bastante com meio ambiente na aula e sempre é legal ter textos sobre o assunto. Retirei este texto de um site infantil e ele me pareceu bem interessante e fácil de compreender. Fala um pouco sobre a água em nosso planeta, em uma linguagem simples e objetiva.

Para não ficar ‘adelongando’ muito, fiz uma atividade de uso do dicionário e questões interpretativas. Você pode ainda fazer uma discussão interessante sobre o assunto. Espero que goste da atividade e ela possa enriquecer suas aulas. Boa aula!

PLANETA TERRA OU PLANETA ÁGUA

15 Respostas para “Interpretação – Meio Ambiente

  1. Maravilha seus trabalhos. Tenho divulgado no linguagem. Espero que vc crie atividades interessantes sobre olimpíadas….

  2. Esse blog é maravilhoso! Obrigado pelas atividades….
    Deus Abençoe.

  3. VOu começar meu estágio nas turmas de 5ª e 6ª séries. Darei aula de Meio Ambiente na turma da 6ª série. A primeira aula será sobre Ecologia. Será que você tem um texto para essa turminha?
    Agradeço desde já.
    Cleudes.

    • Cleudes:
      Não me recordo se já postei algo do tipo. Se você digitar “meio ambiente” ou “ecologia” na busca do blog, pode ser que encontre algo.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Eliete Maria da Cruz Lima Ribeiro

    Olá Janaína!
    Parabéns pelo seu trabalho, já trabalhei com alguns textos em minhas turmas do 6° ano e os estudantes gostaram muito..
    Beijos
    Eliete Ribeiro

  5. Fábia Siqueira Patriota

    Querida professora Janaina, boa tarde!
    Não sou professora…mãe de 02 meninos, sendo um com 11 e outro com 08 anos e fiquei encantada com o seu perfil e com algumas das suas produções. Adorei a dica sobre reciclagem…estou procurando site com informações na sua linguagem, voltada para o 3 ano do fundamental I, pois o meu pequeno Príncipe precisa fazer trabalho sobre O Meio Ambiente com os seguintes tópicos: Preservação, Desmatamento, Reciclagem e Poluição.
    Por favor, me dê a dica, que eu vou em busca!
    Obrigada, muito obrigada, super obrigada,
    Fábia

    • Olá, Fábia
      Gosto muito de atender pais tão interessados. Se todos os responsáveis fossem assim, certamente teríamos melhores resultados nas escolas. Quanto à sugestão para encontrar os tópicos, acredito que consiga encontrar no site http://www.canalkids.com.br e no site dar revista ciência hoje das crianças. Coloque direto no google “canal kids meio ambiente” que fica mais fácil localizar.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

      • Fabia Patriota

        Professora Janaina, boa tarde! Gostaria de pedir a sua ajuda para criar e produzir um jogo infantil, meu filho de 09 anos. Trata-se de um trabalho escolar com o tema: “Brinquedos e brincadeiras que auxiliam na aprendizagem” O 3 ano ficou com a disciplina de Cincias “Os animais ” . -O jogo dever ser criado e adequado para todas as faixas etrias; -Dever ser entregue em caixa com ilustrao, regra por escrito, faixa etria e objetivo do jogo; -Cartaz com informaes sobre o jogo; -Podemos usar materiais reciclveis, sucatas e qualquer material que se adapte a necessidade do jogo. Pensei em jogo de tabuleiro ou cartas “Qu animal esse”? Por favor me d a sua sugesto? No estou conseguindo evoluir atravs de pesquisas na internet. Poderia me direcionar? Muito obrigada, Fbia Patriota From: fabia.patriota@hotmail.com To: Subject: RE: [Novo comentrio] Interpretao – Meio Ambiente Date: Thu, 20 Jun 2013 16:30:14 +0300

        Querida professora Janaina, muito bom dia! Obrigada pelos comentrios e super obrigada pela dica. Receba um beijo e um abrao muito afetuoso… Fbia Patriota

        Date: Wed, 19 Jun 2013 20:18:14 +0000 To: fabia.patriota@hotmail.com

      • Olá, Fábia
        O jogo do “quem é o animal?” é interessante. Você pode fazer no estilo do jogo Perfil. Dará um pouco de trabalho, mas o resultado irá compensar…
        Estabeleça um número menor de dicas, pois o Perfil tem 20 dicas. Acho que só umas quatro ou cinco bastam. Selecione alguns animais – uns 15 acho que são suficientes – e anote as quatro ou cinco dicas sobre cada um deles. Tenha o cuidado de escolher dicas que realmente lembrem o animal, de alguma forma. Depois, faça os cartões.
        Quanto ao tabuleiro, é uma trilha comum. Como é de animais, as casinhas podem ser patas de algum animal, por exemplo.
        Ajude seu filho a organizar as regras do jogo. É legal jogar antes de escrever e ir escrevendo enquanto joga, pois assim ficará mais claro para o aluno e será mais fácil a escrita.
        Se tiver alguma dúvida, me avise.
        Bjs,
        Janaina Spolidorio

      • Fabia Patriota

        Não conheço o jogo perfil. Irei pesquisar sobre ele.
        E, muito obrigada!

        Bj e Abraço afetuoso.
        Fábia Patriota

        Date: Fri, 8 Nov 2013 19:07:18 +0000
        To: fabia.patriota@hotmail.com

  6. Muito boa noite professora Janaina!
    Como vai?

    Mais uma vez, necessito de sua orientação.
    O meu querido filho, mais novo, está no 3º ano, EF I, em um “colégio maravilhoso”, trata-se do São Bento-RJ. A amada professora de história, pediu uma pesquisa, valendo nota, para o dia 17 ( 2ª feira), sobre os Índios Temiminos e como vivem atualmente?

    – Gravuras;
    – Produção de texto com as descobertas da pesquisa e sua fontes.

    Peço a gentileza de me orientar sobre site que tenha informações adequadas ao entendimento deste meu Pequeno Príncipe.

    Obrigada, obrigada,
    Fábia Patriota
    98267 6527

    • Bom dia, Fábia

      Nesse caso, em especial, acho que terei dificuldade em indicar um site apropriado à idade de seu filho. Não há muitas referências mais atuais sobre essa tribo indígena na web e a maior parte delas tem um texto mais adulto. Quanto à imagens, você consegue encontra algumas clicando no item imagens do Google.

      Gostaria de ajudar mais, porém o tema é realmente “diferente” para a série.

      Até mais,
      Janaina Spolidorio

  7. Professora, agradeço da mesma forma!
    Bj

Deixe uma resposta

