Pirâmide Matemática – Raciocínio

Sem desenvolver o raciocínio do aluno, não conseguimos chegar muito longe com ele. Há alunos que são bem desenvolvidos em casa e não apresentam dificuldade, mas há também aqueles que visivelmente não receberam estímulos e precisam sempre de auxílio.

Quanto mais o professor desenvolver o raciocínio deste tipo de aluno, menos adversidades encontrará em seu caminho quanto à aprendizagem.

A Pirâmide Matemática ajuda bastante a desenvolver o raciocínio, pois além de ser uma ótima atividade de soma, ainda exercita o pensamento. Ela é simples depois que o aluno se acostuma. Pode ser dada para qualquer aluno que já tenha conhecimento de centenas.

Como é a primeira vez que publico uma pirâmide, estou deixando também o gabarito – não costumo deixar gabarito no blog. A atividade identificada com G ao final são as respostas. Deixei em vermelho para ressaltar. Espero que goste da atividade. Boa aula!

PIRAMIDE MATEMATICA

PIRAMIDE MATEMATICA G

 

3 Respostas para “Pirâmide Matemática – Raciocínio

  1. Oi, Janaína!
    Gostei da ideia da pirâmide… acho que para iniciar o trabalho com ela e meus alunos, vou dar somente a base preenchida… depois aumento a dificuldade.
    Eu queria comentar contigo sobre “padrões circulares da multiplicação”. Eu estou descobrindo agora (!) e gostaria de contar com a tua elaboração de algo neste sentido. Muito obrigada!
    Débora

    • Débora:
      A pirâmide é legal e bem simples. Acho que desenvolve bem a soma e o raciocínio. Quanto aos ‘padrões circulares’, seriam aqueles círculos que formam padrões numéricos para multiplicação com desenho ( pentagrama, estrela… )? SE for, posso preparar algo, sim.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Estes mesmos! Tem pouquíssimo material a esse respeito… e acho tão bacana trabalhar… tenho um 4° ano e estou introduzindo as tabuadas d0 6,7,8,9 e 10.
    te agradeço.

    Débora

Deixe uma resposta

