Fada Alfabeta – A Letra B

O ‘post’ de hoje foi feito pelo pedido de uma leitora.

Imaginei que muitos leitores deveriam estar necessitando do mesmo material e decidi colocar aqui uma atividade com a letra B. Como muitos baixaram o link da ‘Fada Alfabeta’, fiz em continuidade àquela atividade e espero que vocês gostem bastante.

Achei pouco colocar somente uma atividade com a letra B, então decidi fazer uma folha com a qual o professor pudesse explorar bem o som inicial do B e ainda revisar som das vogais. Além disso, há uma segunda parte, que pede aos alunos para completar com letra inicial – B, claro – e letra final das palavras – vogal. Pedi ainda para o aluno reescrever a palavra, pois acredito que ajude a fixar o som e ainda ajuda na memória visual. Boa aula!

A FADA ALFABETA – LETRA B

14 Respostas para “Fada Alfabeta – A Letra B

  1. Obrigado por atender prontamente ao meu pedido.Espero mais atividades referentes a letra B.Agradeço desde já.

  2. Oi Janaina, enviei uma mensagem à você a alguns dias sobre a compra dos cds através do novo formato. Desde aquele dia estou tentando acessar e não estou conseguindo. Sabe me dizer se esta é uma dificuldade só minha? Grata, Bruna Conrado

    • Bruna:
      As pessoas têm comprado normalmente na nova forma. Você pode tentar em outro computador, talvez. Caso não consiga, podemos pensar em outra forma de pagamento, como por depósito bancário. Em seguida, envio as atividades que você desejar pelo e-mail.
      Bjs,
      Janaina

  3. Bom dia me desculpe não consegui abrir esta atividade, e ja apreveitando a oportunidade por favor seria possível você me enviar atividades para 1º ano de 5 aninhos que não tem coordenação motora, não reconhece as vogais, encontram-se na fase inicial, ainda não sabem pegar o lápis, minha preocupação é grande porque é a primeira vez que pego uma turminha assim desde já agradeço. Luciana

    • Luciana:
      Uma atividade legal para seus alunos seria a apostila de emergência. Digite na busca do blog ‘coordenação motora’, que aparecerá um livrinho inteiro para você usar com seus pequenos. Tenho certeza de que conseguirá êxito com ele.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Oi Janaina,
    Boa tarde!!
    Adorei a atividade com a letra b, gostaria se possível você mandar outras da letra b e da letra c.
    Muito obrigada!!

  5. Janaina você já tem o cd, com a sequência das letras? Me mande resposta.

  6. Adoro suas atividades!! principalmente da Fada alfabeta… que tal essa fada ensinar todas as letras?

  7. Oi Janaina,

    Meu filho está trocando as v/f, ( exemplo: filme, escreve vilme), vc tem alguma orientação que possa me ajudar ?
    grata.

    Elane

    • Elane:
      Se o seu filho estiver em idade de alfabetização, ainda é considerado comum, mas mesmo assim seria interessante treinar com ele a diferença entre os sons. Se você colocar a mão no pescoço ( garganta ) e fizer o som do f, perceberá que a garganta não irá tremer, o que significa que o f é mudo. Quando fizer o som do v, perceberá que há uma tremulação, pois é um som sonoro. O ponto de articulação na fala é o mesmo, por isso seu filho confunde. Quando ele perceber que um deles treme a garganta e outro não, assimilará melhor o som.
      Você pode buscar na net atividades e textos sobre consciência fonológica, pois eles auxiliam bastante.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

