Rapunzel – Como fazer uma trança – Texto instrucional

     Há várias maneiras de escrever um manual de instruções. Pode ser feito em etapas numeradas, em sequência lógica, em quadrinhos, com imagens de das formas mais inusitadas possíveis também.

      Ter contato com este tipo de texto desde muito cedo é fundamental para que a criança se aproprie de seu modo de linguagem ( uso de imperativo, textos mais curtos etc ) e para que possam aprimorar seus conhecimentos acerca dos textos em geral, podendo usar informações para compará-los, por exemplo.

     Como estou trabalhando com o tema Rapunzel, achei interessante fazer um manual de ‘como fazer uma trança simples’. Os alunos devem ouvir a professora explicar e demonstrar ( seja com uma boneca, uma aluna ou mesmo com tiras de tecido ou papel grosso ), lendo as instruções na ordem correta. Em seguida, devem ler as instruções previamente conhecidas que estão desordenadas e colocá-las em ordem, conforme aprendido anteriormente. Para ilustrar, os alunos podem fazer desenhos ou mesmo receber tirinhas de E.V.A. ( por exemplo ) para fazer o que se pede nas instruções e demonstrar passo-a-passo. Espero que lhe auxilie também. Boa aula!

RAPUNZEL – COMO FAZER UMA TRANÇA

4 Respostas para “Rapunzel – Como fazer uma trança – Texto instrucional

  1. Achei muito interessante. Parabéns.

  2. Maravilha seu trabalho! Estou divulgando no linguagem eafins.
    Vc vai fazer atividades com o tema olimpíadas? Seria muito bom.
    Sou fá de atividades temáticas e lúdicas. Parabéns.Tb vi que vc tem um side de venda sde material.Se quiser faço uma recomendação no linguagem. Sou prof.aposentada e não consigo deixar meus blogs parados.Divulgo materiais de colegas tb. Venha conhecer o linguagem

    • Krika:
      Fico muito agradecida de toda divulgação que puder fazer. Já entrei em seu blog e gostei bastante. Como disse na resposta anterior ao seu outro comentário, tentarei colocar mais coisas sobre olimpíadas.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Você é muito criativa. Adorei suas propostas de trabalho.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s