Conto Africano

     Materiais disponíveis para trabalhar com Consciência Negra ainda são um pouco raros. Claro que desde quando se instituiu a data alguns surgiram, nas mais variadas formas. Os temas mais usados quando o assunto é africanidades costuma girar em torno de máscaras, culinária ou vocabulário. Acho bem legal trabalhar a influência africana, mas também acredito que falte um pouco da ‘alma’ cultural do povo africano neste tipo de temas.

     Procurei bastante por alguma história que me encantasse o bastante para criar uma atividade com valores e encontrei diversas, mas achei uma bem interessante, que acabei lendo em e-book para fazer esta atividade da postagem. Li a história em inglês e fiz um breve resumo logo no início da atividade, para depois trabalhar com perguntas, produção de texto e uma reflexão sobre diferenças culturais. Minha intenção foi desenvolver tanto valores morais quanto respeitabilidade por outras culturas.

     O livro é muito bonito, se alguém tiver oportunidade, recomendo. A história tem diversas versões em nossa língua e foi adaptada a outras linguagens: encontrei em formato de filme, peça de teatro e até um desenho digital. Espero que você goste. Boa aula!

AS BELAS FILHAS DE MUFARO – CONTO AFRICANO

7 Respostas para “Conto Africano

  1. Rosângela Maria Araújo Castro

    Parabéns a você Janaína. adoro pesquisar com você, é tudo tão útil para mim. Obrigada companheira!!!!!!! Rosângela Castro

  2. Adorei o conto africano, a atividade, tudo. Concordo que a consciencia negra deva ser trabalhada de formas mais delicadas. Aliás todas as atividades e direcionamentos feitos por você são de alto nível. Obrigada por nos ajudar.

    Ana Valéria

    • Ana Valéria:
      Consciência negra ainda é um tema recente para trabalharmos. Não é muito fácil encontrar ainda coisas legais, mas acho que os contos são belíssimos e vale mesmo a pena investir nesta parte. Fico feliz que tenha gostado.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. São maravilhosas suas sugestões de atividades e dicas.Obrigada
    Ana Rosa Licht Thiry-Supervisora Escolar do Municipio de Campo Grande-Mato Grosso do Su

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s