Ivan Cruz – Legenda, Cartão Postal e Notícia

     Creio que as atividades que fiz para a postagem de hoje sejam muito interessantes, tanto por estarem dentro de um contexto sequenciado – já que publiquei atividades em sequência sobre as obras de Ivan Cruz – quanto por trazerem conteúdos interligados, porém diferente e todos ligados à gêneros textuais que percorrem diversas vezes as séries do Ensino Fundamental.

     A atividade com cartão postal traz uma notícia, que pensei ficar melhor se lida pela professora e discutida com a sala. Acho até interessante fazer anotações sobre a notícia, que traz a informação de uma exposição do artista que está acontecendo ainda.  Em seguida, os alunos devem preencher um cartão postal que deve, na verdade, ter a função de um convite para visitar a exposição. Além do preenchimento do convite, que pode ser um texto individual ou coletivo, o aluno faz uma legenda da imagem do cartão.

     A segunda atividade, de legenda, na verdade acompanha a sequência da anterior. São outros modelos de frente de cartão postal com outras obras, às quais os alunos devem inventar uma legenda coerente após a apreciação das imagens.

     A última atividade traz a notícia da exposição, tal como foi publicada na web, mas sem a legenda da foto tirada no evento. Os alunos devem sugerir três legendas para serem colocadas na foto. Além disso, aproveitei a notícia para criar uma tabela de interpretação do texto jornalístico.

     Todas as imagens foram mantidas coloridas, pois há professores que preferem usar desta maneira, mas você pode fazer a impressão em escalas de cinza. Espero que goste da postagem e das atividades. Boa aula!

IVAN CRUZ – CARTÃO POSTAL

IVAN CRUZ – LEGENDAS

IVAN CRUZ – NOTÍCIA – LEGENDA

13 Respostas para “Ivan Cruz – Legenda, Cartão Postal e Notícia

  1. Oi Janaína !!!!!
    Caracassssss que menina comprometida e competente !!!!
    Tenho muito prazer de trabalhar com você,só tenho que admirar seu trabalho!!! Você é showwwww ! Até o Ivan Cruz se tiver oportunidade de ver as atividades ficara feliz com a qualidade da didática empregada ,ou seja bem diferente e pobre que está na coletânea do livro Ler e Escrever. Você fechou meu trabalho.
    Obrigaduuuuuuuuu bjbjbjbj.
    Dulce

    • Dulce:
      Achei mesmo que você iria gostar. Enviei cópias para o e-mail do artista, a pedido dele – espero que ele goste também. Realmente, achei que o material do Ler e Escrever deixou muito a desejar neste caso – as atividades mesmo duram cinco minutos na mão dos alunos e são muito mecânicas. Espero que dê bons resultados, pois levou um bom tempo para montar.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Janaina, adorei. como é interessante o trabalho que você com pobras de arte.
    Ameeiiii!!!

  3. Tenho usado o seu trabalho e agradeço a sua generosidade na partilha de materiais. Porém, estes últimos arquivos devem ter problema pois não consigo descarregá-los.

    • Maria:
      Às vezes, acontece algum problema na conexão do blog, pois há uma grande quantidade de pessoas usando. Sei que o arquivo abre, pois tenho acesso à quantidade de pessoas que o usou. Quando ocorrer algo assim, por favor, tente novamente mais tarde. Acredito que o problema não persista.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Solange Aparecida de Oliveira

    Janaina adoro suas atividades e sempre que possível encaixo elas nos meus planejamentos. Sempre compro seus cds, porém estou em dúvidas com estes que você lançou agora se são as mesmas atividades. Eu tenho: alfabetização, produção, matemática e datas comemorativas.
    Me responda por favor. Por que quero comprar mais.
    Beijos!!!!!!!!
    Na minha cidade que é pequena quase todos os professores já conhecem o seu blog.

    • Solange:
      Fiquei muito contente em saber que muitos professores de sua cidade conhecem o blog. Isso é bastante gratificante para mim, pois indica que vocês gostam do meu trabalho e conseguem ajuda nele. Quanto aos cds, acredito que você não tenha ainda os de emergência, que há a opção de serem comprados juntos, com um único frete ( Emergência Dupla – Português e Matemática ) e o de Educação Infantil.
      Bjs,
      janaina Spolidorio

  5. ola janaina
    tudo bem?
    publicamos seu blog no nosso tá?
    veja http://www.projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com
    fique com Deus
    até breve
    Ludmila e Ivan Cruz.

  6. MARIA JUANITA BARROSO PEREIRA DA FONSECA

    Adorei
    eu sou de Cabo Frio e gosto muito do ivan Cruz que tb é meu amigo
    bjs
    adorei os seus trabalhos
    continue assim!
    Juanita

    • Juanita:
      Que bom que você gostou dos trabalhos. O Ivan Cruz parece ser muito simpático. O conheço via internet, mas gostaria muito de conhecê-lo pessoalmente algum dia.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

