A Polêmica Lição de Casa…

     Lição de casa talvez seja um dos assuntos mais polêmicos nas escolas. É complicado instituir um modelo fixo para ela. O conteúdo segue a abordagem pedagógica da escola, mas as estratégias podem variar e é aí que reside o problema.

     Atualmente, enfrentamos um problema neste sentido, pois o tempo que a maior parte dos responsáveis passa com os filhos diminuiu e com isso a cobrança de lição às vezes acaba sendo apenas da escola. Muitos responsáveis não verificam se o filho tem lição ou não checam se foi feita adequadamente. Esta falta de orientação é o que tem causado a constante necessidade de avaliar estratégias e modificá-las.

     A maior parte dos problemas é quando o aluno perde a folha, não comunica os pais ou ainda nunca traz mesmo a lição – além de alguns outros.

     Pessoalmente, passei por muitas ‘fases’ de lição de casa, em todos esses anos que lecionei e redigi um documento que traz a descrição do que chamei de ‘estratégia’, qual é o intuito de cada uma delas e as versões dos envolvidos ( professor e responsável ).

     Na verdade, tivemos em minha escola uma leitura sobre o assunto e fiquei desapontada pelo conteúdo encontrado sobre o assunto. Os apontamentos eram meramente teóricos e analisados por uma estudiosa que provavelmente não tem dimensão de como funciona uma sala de aula. Quem acompanha meu blog sabe que não acredito muito em teóricos, pois acho que a cada novo dia é preciso encontrar novas estratégias para o ensino, já que ‘assim caminha a humanidade’.

     Bem, vamos deixar de conversa e ir para o que interessa! Para acessar o documento, clique no link abaixo e boa reflexão! Obs: há muitas outras estratégias, mas procurei elencar algumas que foram mais marcantes.

A POLÊMICA LIÇÃO DE CASA – ESTRATÉGIAS

6 Respostas para “A Polêmica Lição de Casa…

  1. Janaína talvez você me ache um chato ,por comentar tudo que você publica no blog mais eu não consigo deixar de comentar minha amiga amei, adorei essa parte da lição de casa , como tudo que você faz é muito criativa , parabéns por esse trabalho maravilhoso que você faz e muito obrigado você não faz ideia do quanto me ajuda no meu trabalho .

  2. Oi, Janaina.

    Eu aprendi com você a fazer a organização do tema de casa, porém o faço semanalmente.Toda segunda-feira os alunos recebem uma tabelinha com os temas da semana. Colam no caderno e eu faço a correção diariamente, registrando no caderno do aluno se ele não apresentou a tarefa. Eu propus aos pais na reunião de abertura do ano letivo e eles aceitaram. Pra mim está sendo bom, sempre planejo algo que fica “aplicável” (bom em todos os sentidos: para a aprendizagem, para a família e para eu fazer a correção).
    Mais uma dica valiosa do blog!

    Abreijos!

    Débora

  3. Janaína Parabéns pelo blog,suas atividades são ricas e nos proporciona um amplo conhecimento de como trabalhar com alunos com necessidades especiais.

  4. Já o adicionei aos favoritos e com certeza o indicarei a outros colegas professores. Abraços

Deixe uma resposta

