Clube da Matemática

     A atividade que estou postando hoje faz parte de uma ideia bem simpática que tive exatamente nesta semana. Tenho a intenção de que seja a primeira de algumas, sendo que toda vez que você vir o título ‘Clube da Matemática’ nas postagens, fará parte da mesma série de atividades.

     A princípio, era apenas uma atividade para relacionar chaves a armário, mas tomou uma forma gigantesca na minha imaginação. Pensei que seria bem interessante que um grupo de crianças fizesse parte de um clube na escola e, como eu pretendia que fosse sobre matemática, inventei então o ‘Clube da Matemática’.

     A seguir, achei legal que todos os membros do clube tivesse como primeiro nome uma menção a matemáticos famosos, pois eu posso usar este tipo de informação para elaborar atividades mais contextualizadas. Sendo assim, escolhi seis nomes de matemáticos famosos, sendo que cada um deles deu uma contribuição diferente à matemática. Imaginei ainda que os membros do clube poderiam sempre apresentar as atividades relacionadas à contribuição do matemático famoso que representam. Há um para contagem, outra para geometria – em especial sólidos geométricos, outra para programação, outro para jogos, um de situações-problema e ainda um último com diversas habilidades.

     A atividade que estou postando hoje apresenta os ‘ilustres membros do clube da matemática’, sendo que os alunos devem desvendar seus nomes por meio da relação letra/ símbolo. Na próxima atividade, que já estou preparando, vou explicar como funcionarão os armários dos membros do clube, pois pretendo que faça parte de um desafio múltiplo aos alunos.

      Pensei ainda que seria interessante criar uma sequência longa para os membros do clube e cheguei até a pensar em elaborar outros núcleos de estudo, como uma Academia de Letras, um Ginásio de Ciências, um Parque de Geografia e assim por diante. Sei que é um desafio longo e árduo, mas a ideia me deixou bem interessada. Pode ser que eu a leve em frente, mesmo que seja demorado. Podem ainda haver momentos nos quais os membros de clubes diferentes confraternizem, resultando em atividades interdisciplinares.

      Claro que minha imaginação é grande e não parei por aí quando pensei no Clube da Matemática, mas acredito que sejam muitas informações e devo parar por aqui na postagem. Espero que você aprecie a atividade. Boa aula!

CLUBE DA MATEMATICA – ILUSTRES MEMBROS

7 Respostas para “Clube da Matemática

  1. olá….. gostei muito da sua ideia, mas não entendi qual o desafio matemático dessa atividade….
    talvez vc pudesse me ajudar.
    bjs

    • Daia:
      O desafio matemático da atividade é a interpretação de símbolos. Embora seja um trabalho com letras, os nomes estão criptografados, ou seja, foi atribuído um símbolo específico para cada letra do alfabeto. Fazer a relação letra/ símbolo é uma atividade matemática, de certa forma, pois envolve habilidades mais pertinentes à esta área.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Janaína não sei se você percebeu mais sou um grande admirador do seu trabalho , do seu blog , faço questão de comentar suas publicações , pois são atividades maravilhosas , criativas e me ajudam bastante no meu trabalho pois quase todas eu readapto de acordo com a realidade da minha turma, então minha amiga só posso é te agradecer e parabenizá-la por seu brilhante trabalho

  3. Alessandra - Franca SP

    Olá ,parabéns pelo seu trabalho.Você é muito criativa.Comprei pelo blog a mais de uma semana 3 cds .Gostaria de saber o prazo de entrega. Meu nome é Alessandra,aguardo uma devolutiva sua no email tuttylife@hotmail.com

    • Alessandra:
      Verifiquei sua encomenda agora à noite e descobri que consta como entregue hoje à tarde ( 19h45 ) no sistema do correio. Algumas entregas estão atrasando por causa da greve do correio, porém as mais próximas de minha cidade foram todas entregues, como a sua. Caso não a tenha recebido em mãos – há vezes em que um vizinho acaba recebendo e a pessoa só pega depois – me escreva novamente.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Ola Janaína! Sou sua admiradora. Sua capacidade e algo magico. Parabéns e que Deus continue hoje e sempre te abençoando.Gostaria de comprar seu CD com atividades para o ensino fundamental I. Suas atividades tem me ajudado muito.
    Beijos
    Dione

Deixe uma resposta

