Como Produzir um Bom Texto – Parte 2

     Conforme prometido, estou publicando hoje a segunda parte da série ‘Como Produzir um Bom Texto’. A intenção principal ao iniciar o trabalho foi auxiliar o trabalho com produções de texto no que diz respeito à coerência e à coesão, que são as maiores queixas, pelo menos dos professores com os quais eu convivo.

     Há bastante tempo, afirmo que mapas mentais são uma boa opção, mas não é uma prática comum no Ensino Fundamental, então achei que seria legal mostrar um pouco de como é feito o trabalho. É por meio exatamente do mapa mental que o aluno com problemas de coerência consegue ordenar pensamentos e colocá-los em ‘blocos’, percebendo, inclusive, a divisão de parágrafos.

          Nesta segunda parte, explico um pouco do agrupamento de ideias. Como na primeira parte, devo lembrar que fiz tudo sozinha, então peço desculpas pela qualidade de som e/ou imagem. Desta vez, inclusive a filmagem foi feita por mim. Diria até que a cena de eu me filmando foi bastante cômica, pois filmar, desenhar e enquadrar ao mesmo tempo foi praticamente um malabarismo. Acredito porém que o conteúdo valerá a pena. Espero que gostem. Bom vídeo!

Segue abaixo, a aula em estilo ‘word’, totalmente editável:

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 2

15 Respostas para “Como Produzir um Bom Texto – Parte 2

  1. sônia Martins Pereira

    Olá Janaina
    Adorei seu excelente trabalho desenvolvido por você no seu blog.
    Suas atividades esta me ajudando muito. Obrigado e que Deus continue te iluminando sempre.

  2. Puxa vida! que coincidência. Tenho procurado muito sobre mapas mentais para trabalhar com crianças… que bom que você organizou este material!

    Obrigada.

    Laudicéia

    • Laudicéia:
      Estou gostando muito de fazer os vídeos. Acho que o próximo será bem legal, pois abordarei a parte da coesão. Talvez também possa lhe ser útil.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Você é tudo de bom professora tenho orgulho de ver um trabalho tão brilhante na net produzido por uma professora , parabéns !

  4. Adorei a cruzadinha me agudou muito tem muitas atividades boas obrigada.E meus Parabéns!

  5. Maria de Lurdes Stella

    Estou conhecendo teu blog agora e estou encantadissima com todas as atividades. Elas são bem diversificadas e criativas. Parabéns, continues nos presenteando com tuas atividades.

    • Maria de Lurdes:
      Certamente você encontrará muitas atividades no blog. Espero que lhe sejam de alguma utilidade e tenha bons resultados com elas. Agradeço de coração seu comentário.
      BJS,
      Janaina Spolidorio

  6. Marcy:
    amei a sugestão,já ñ sabia mais o q fazer c minhas turmas
    achei super criativo.
    bjos

  7. Felicia Tavares Diniz

    Adorei suas atividades, pois são diversificadas e criativas e amei o video.Gostaria de saber sobre a parte um deste mesmo tema, pois eu não conhecia seu blog. Agora que conheço, vou visitar sempre. Já salvei várias atividades e comprei o CD de produção de texto.

    • Felicia:
      Fico contente que tenha gostado tanto das atividades quanto dos vídeos. Em breve lançarei o terceiro vídeo, que trata de coesão.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. Oi Janaina amei o seu blog, principalmente sobre leitura e escrita. Acabei de comprar um de seus projetos e sei que visitarei muito este blog, pois tem muitos coisas boas. Um abraço e que Deus continue te abençõando.

Deixe uma resposta

