Situações-Problema

     Sabe aquelas sondagens que devemos fazer que devem ser simples e demonstrar os conhecimentos dos alunos para que conste  em  portfolio? Pois bem, você percebeu que não concordo muito com elas, pois são muito ‘rasas’ para meu gosto e não demonstram o quanto os alunos realmente sabem. Você também percebeu que não estou livre, assim como muitos professores, de aplicar este tipo de atividade, já que está inserido em um sistema de educação que traz alguns conceitos ‘antigos’.

      Não costumo postar este tipo de atividade, mas pensei que talvez você também tenha que trabalhar com esta ‘espécie’ de problema. Sendo assim, estou deixando nesta postagem duas folhas deste tipo, sendo que deixo ainda uma terceira um pouco mais interessante, que traz probleminhas para colar no caderno. Talvez também lhe seja útil. Boa aula!

O LAGO DOS AMIGOS

A VIAGEM DE JOCASTA

SITUAÇÕES-PROBLEMA – PARA COLAR NO CADERNO – MONSTRINHOS

7 Respostas para “Situações-Problema

  1. Elenice de Souza Fernandes Castro

    Professora Janaina, sei que você já deve ter recebido inúmeros comentários a respeito de suas ideias.Você não deve ser apenas uma excelente profissional, tenho certeza do bem que existe em seu coração. Que tal chamarmos isso de AMOR? Apenas as pessoas que amam podem saber o que é repartir, dividir, doar-se. Nem sei o que mais. Você é gentil, doce, amorosa e muuuiiiiiiiiiito educada em ter a grandiosidade de atender a tantas pessoas sem exigir nada em troca. Só conheci pessoas assim em leitura. Quando leio sobre Madre de Calcutá, Chico Xavier, Francisco de Assis, Paulo de Tarso… Parabéns!! Você é um exemplo entre todos nós… Um imenso e sincero beijo. Muito amor para você e sua família, e muito obrigada por me ajudar DIARIAMENTE. Professora Elenice.

    • Elenice:
      Muito tocante e lisonjeiro seu comentário. Fico imensamente feliz em perceber que você gosta bastante das atividades que disponibilizo e desejo muito que lhe sejam realmente muito úteis.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Esses problemas dos monstrinhos estão demais!! Minha turma está adorando! Parabéns!!!

  3. Maria de Fátim Braz

    Professora Janaina, voce tem me ajudado muito e só tenho que agaradecer a DEUS por existirem pessoas como vc , que ELE te abençoee te proteja sempre.
    Parabéns.

  4. juscileia gonçahves do santos

    estou aprendendo muito ,na verdade estou recapitulano as vezes nos esquecemos,estou estudando p concurso.quais sao as suas dicas vou tentar para nivel fundamental.manda algo p o meu hotmail

  5. Neide NIlsa Martins Leão

    Janaína, seu blog é uma referência para nós educadores, educadoras comprometidos com a aprendizagem de nossas crianças. Sempre que vejo suas sugestões, comentários de atividades recordo o que diz Cora Coralina:
    “Não sei se se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que de nada vale a pena ter vivido se não tocarmos o coração das pessoas.”
    Você é a educadora que toca corações. Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    Neide Nilsa Martins Leão- Canabrava- Malhada -BA

Deixe uma resposta

