Cápsula do Tempo – Português e Matemática

     Achei esta atividade muito legal no momento em que preparei. Ela alia perfeitamente saberes de matemática e de português, podendo ainda ser ampliada para história.

     Na primeira parte, explico brevemente o que é uma cápsula do tempo e apresento quatro cápsulas matemáticas de tempo. O interessante em cada uma delas é que o aluno descobrirá o ano em que foram enterradas ao somar todas as quantidades de objeto apresentadas dentro da cápsula. Enquanto eu fazia, pensei que seria bem legal, caso algum período histórico estivesse sendo trabalhado, os alunos montarem cápsulas com objetos relevantes do período, também somando o ano em questão.

      Na segunda parte, eles devem escolher uma das cápsulas e explicar o motivo de os conteúdos serem importantes para ilustrar a data em que foram enterrados. Devem então montar uma cápsula do ano em que estamos, tomando o cuidado de colocar lotes de objetos que sejam relevantes e que, ao serem somados, resultem no número do ano em que estamos. O mesmo pode também ser feito no trabalho com história. Boa aula!

CAPSULA DO TEMPO

7 Respostas para “Cápsula do Tempo – Português e Matemática

  1. Oi profª Janaína! Suas atividades são muito bem elaboradas.
    Boa semana.
    Obrigada!

  2. Gosto muito do seu blog é riquissímo encontro tudo que preciso..um abraço

  3. Nemísia Desidério Moreira

    Oi adorei seu blog, bastante criativo!
    Abraços!
    Nemísia-Beberibe-CE.

  4. Oi Janaina, tudo bem!? tambem acompanho seu blog e tenho uma duvida sobre essa atividade da capsula do tempo. Essas datas e informacoes que voce colocou nas capsulas, sao datas e acontecimentos que aconteceram no Brasil? ou tbm em outros paises? Teria como voce passar as respostas, se possivel?? assim posso compara-las com as minhas e corrigir caso necessario.
    Muito Obrigada,
    Abraco, Andrea!!

    • Andrea:
      Há datas na cápsula que são de outros países. Tentarei fazer um gabarito, mas não sei quando poderei publicar ou enviar. Fim de ano é meio corrido na escola.
      Abraços,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s