Como Produzir um Bom Texto – Parte 1

     Produção de texto é um grande ‘nó’ em muitas salas de aula atualmente. Há alunos que não produzem com coerência, outros com coesão e aqueles que não têm nem um e nem o outro. Já fiz publicação de alguns materiais que tratam do assunto e sempre reforço a informação de que é essencial trabalhar com mapas mentais e há ainda bastante material deste tipo no blog. Sei que é difícil aceitar este tipo de trabalho, já que não estamos acostumados a trabalhar desta forma no Brasil, embora a maioria dos países com bons resultados no PISA utilizem muito este trabalho.

     Gravei… isso mesmo, gravei um vídeo que é o primeiro de uma série que trata do assunto ‘Como Produzir um Bom Texto’. Foi bem difícil conseguir fazê-lo, pois primeiro tive que pensar em uma forma mais atrativa de explicação, já que uma pessoa falando nem sempre chama tanto a atenção. Depois, uma colega de trabalho se ofereceu para fazer a filmagem, que era outro ponto difícil, já que a focalização da câmera não era boa só comigo gravando e por fim todo o resto eu tive que elaborar, planejar e editar a gravação. Peço desculpas por ser um vídeo bem ‘caseiro’. Gostaria de ter o suporte necessário para oferecer maior qualidade, pois sei que consigo fazer algo bem melhor com os recursos adequados. Quem sabe no futuro eu tenha as condições ou mesmo alguma ajudinha extra…

     A primeira parte, que é a que fiz, não tinha como ser diferente. Trata exatamente da formação de um mapa mental. A segunda parte vai explicar como organizar o mapa em parágrafos para que o aluno não se perca na produção. Tentarei fazer o mais rápido que conseguir – o que demora um pouquinho… mas prometo acelerar desta vez.  Segue abaixo o vídeo que fiz e, logo após, atividades diversas, referentes a este vídeo. Ah! Fiz o registro no YouTube como vídeo  sob a lei de ‘Creative Commons’, portanto pode ser reutilizado para fins pedagógicos. Boa aula!

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 1 – esta é a atividade escrita explicativa. Servirá de base a todas as outras, que são, na verdade, para treino do conteúdo.

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 1 – MEU BAIRRO

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 1 – MEU ESPORTE FAVORITO

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 1 – MEU FILME FAVORITO

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 1 – MEU MAIOR SONHO

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 1 – MINHA FAMÍLIA

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO – PARTE 1 – MINHA ÚLTIMA VIAGEM

 

20 Respostas para “Como Produzir um Bom Texto – Parte 1

  1. Vera Lucia Pereira da Silva

    Meu Deus! A cada dia me surpreendo mais com seu riquissimo, belissimo, competentissímo, expressivo…. e perfeito trabalho. Como póde. alem de tudo voce tambem se reponsabiliza pelas ilustrações???
    Gostaria muito de conhece-la pessoalmente.
    Com admiração imensa.
    Beijos de Luz e Fique na Paz
    VeraLucia

    • Vera Lucia:
      Como sempre, lindo seu comentário. Como disse na publicação, tentei encontrar uma maneira menos ‘aborrecida’ de falar sobre o assunto. Vou ser sincera em dizer que, pessoalmente, acho muito aborrecido mesmo ouvir uma pessoa falando em um vídeo e olhando para mim. Acredito que isso aconteça com outras pessoas também. Imaginei que desenhar conforme explico seria mais ilustrativo e interessante. Fico imensamente feliz que tenha gostado. Às vezes também desejo conhecer algumas leitoras do blog. Fico bastante curiosa a partir de alguns comentários. Quem sabe um dia…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Parabéns pelo trabalho!!Ficou ótimo!! Qual é a idade que você considera ideal ou adequada para começar usar os mapas mentais?
    Bjs,
    Juliana

    • Juliana:
      Começo a trabalhar com mapas mentais desde a primeira série, que são as crianças de seis ou sete anos. Os alunos apresentam uma boa melhora na organização de seus pensamentos.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  3. Nossa, Janaina!!!!! Você é maravilhosa. Parabens menina.
    Ah!!!! Seria tão bom se todos os professores tivessem essa paixão que você tem…..

    • Marluci:
      No blog pude conhecer alguns outros professores com paixão pela aprendizagem também. Fiquei muito surpresa e me surpreendo a cada dia. Agradeço seu comentário, como sempre, muito simpático e bem colocado.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  4. Ótimo trabalho, parabéns!

  5. ERICA SIMONE RAYMUNDO MANENTI

    OLÁ JANAINA,
    HÁ TEMPOS NÃO LHE ESCREVO, APÓS VER O VÍDEO SOBRE COMO PRODUZIR BONS TEXTOS, VOLTEI A TER CÓCEGAS NAS IDEIAS. VOCÊ É SEM DÚVIDAS FONTE DE INSPIRAÇAO PARA NÓS PROFESSORES. ALÉM DE USARMOS SUAS ATIVIDADES, VOCÊ NOS MOSTRA QUE PODEMOS CRIAR NOSSAS PRÓPRIAS ATIVIDADES.
    UM ABRAÇO,
    ÉRICA

    • Erica:
      É mesmo bem importante o que você citou sobre criar atividades. Quando me dizem exatamente o que fazer, geralmente me sinto presa, o que acaba paralisando minhas ideias. Quando me fornecem um tema ou um rumo nos quais posso ‘voar’ do modo que achar melhor, o trabalho é sempre melhor. Disponibilizo materiais prontos para modificação, pois sentia falta disso. Fico contente que surta efeito.
      Bjs,
      Janaina spolidorio

  6. Janaína, parabéns pela iniciativa… foi muito acertada!!! Adorei os desenhos, a fala e a explicação: como ficou fácil!
    Apenas uma dúvida: devemos usar este termo “mapa mental” para os alunos?
    Beijos
    Débora

    • Débora:
      Adorei o comentário. Foi bem difícil chegar a este formato de vídeo, portanto é gratificante que tenha gostado. Quanto ao termo ‘mapa mental’, uso-o normalmente com os alunos. Há algumas pessoas que também usam este tipo de trabalho e falam ‘esquema’ ou ‘esqueleto’. Gosto mais de mapa mental, mesmo, pois acho que dá ideia de orientação.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  7. Janaína, descobri seu blog através da minha irmã que também é professora. Fiquei maravilhada com seu trabalho, e confesso que já estou utilizando-os em sala com meus alunos.
    Parabéns pelo belissímo trabalho!!
    Bjs

    • Eliana:
      Fico contente que, assim como sua irmã, tenha gostado do trabalho. Espero que seus alunos também estejam gostando e aprendendo bastante.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. Parabéns, Janaina. O seu blog é excelente. Obrigado por compartilhar suas idéias e experiências de trabalho com os professores.

    Rosângela

  9. Por Deus!! Que inveja BOA!! rsrs Você é demais! Quem me dera ter esse pique e criatividade! A forma como você disponibilizou o tema ficou fácil e dá uma vontade danada de fazer em sala de aula! Já sabia como trabalhar com esses mapas, mas você me incentivou a aplicá-lo com meus estudantes! Parabéns é que Deus a abençõe por tamanha disponibilidade em auxiliar o seu próximo!

    P.S.: Indiquei uma atividade sua no meu blog, mas já vou organizar algo diferente para indicar estes maravilhosos vídeos!

    Beijos!

    • Ana Paula:
      Fiquei muito contente que estão gostando dos vídeos. Tive bastante trabalho para conseguir chegar a este formato. Achei que ficariam muito ilustrativos e fáceis de entender.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  10. Ednaldo Bezerra da Silva

    Nossa, Janaina!!!!! Você é maravilhosa. Parabens menina.
    Ah!!!! Seria tão bom se todos os professores tivessem essa paixão que você tem, fico maravilhado com tanta criatividade. parabens mesmo um ótimo dia pra você.

  11. Juciara Pereira Rocha

    Estou começando a dar aulas de produção de textos para o 3 ano do ensino médio. É a primeira vez que trabalho com o ensino médio, por isso comecei a pesquisar e achei seu blog. Super legal, suas dicas me ajudaram bastante. Parabéns pela iniciativa que ajuda muito professores iniciantes.
    Juciara

Deixe uma resposta

