As Aventuras de Sammy

     Atualmente, tem sido difícil encontrar um filme que possa verdadeiramente contribuir com nossas aulas – digo filme infantil. Os alunos costumam já ter o filme em casa, o que tira um pouco de seu ‘brilho’, além de assistirem toda sorte de filme cada vez mais na tranquilidade de suas casas. Esse fato torna comum o ato de assistir, o que atrapalha um pouco a atenção dos alunos durante aulas com filme.

     ‘As Aventuras de Sammy’ foi um filme que me surpreendeu. Eu não colocava muita ‘fé’ nele… a princípio. Por acaso, meu filho o ganhou de presente e eu assisti com ele.

     Surpresa é bem pouco para descrever como me senti. Além de ser um filme bem simpático, realmente com uma história consistente, ainda traz temas interessantíssimos para quem trabalha com educação.

     Traz as aventuras de uma tartaruga durante os cinquenta primeiros anos de sua vida, desde seu nascimento. É possível acompanhar várias fases da vida da tartaruga e ainda dar uma bela volta ao mundo com ela.

     Logo no começo do filme, há uma cena imperdível para quem está trabalhando com ambientes, pois mostra uma praia nos dias atuais e há um ‘flashback’ para cinquenta anos atrás. A percepção de mudança de paisagem é nítida e muito clara, tão clara que fiz até uma atividade para esta parte ( segue abaixo ).

     Para encurtar, por enquanto, pude ainda me interessar – de acordo com os conteúdos que devo trabalhar – por diferentes construções usadas como moradia, ecossistemas, ambientes diversos pelos quais a tartaruga passa e animais – com enfoques diversificadíssimos. De quebra, ainda conseguirei trabalhar com temas paralelos, como poluição.

     Só para começar meu trabalho, fiz duas atividades que estou disponibilizando abaixo. Talvez também lhe interesse algum desses temas. Boa aula… e bom filme!

LUZES CAMERA AÇÃO – SAMMY

SAMMY – AMBIENTES – PARTE 1

4 Respostas para “As Aventuras de Sammy

  1. Andrea Regina Nolasco

    Assisti o filme com meus alunos do 3º ano eles amaram o filme estava justamente programando atividades sobre o filme quando vi as suas sugestões,amei,vc me ajudou muito.Obrigado e que DEUS lhe abençõe!!!

  2. Resposta no terceiro campo.

  3. gostaria de saber como faço para adquirir ,alguma atividade.

Deixe uma resposta

