Pirâmide de Copos – Matemática

     Há algum tempo atrás, fiz uma experiência muito interessante com copos plásticos e papelão e achei que seria interessante compartilhar aqui no blog.

    Propus aos alunos a montagem de uma pirâmide inversa de copos plásticos e papelão, começando por um copo no primeiro andar, dois no segundo e assim sucessivamente, intercalados por papelões.

     Optei por usar materiais leves, para dificultar o equilíbrio dos copos, o que era parte de meu objetivo. Achei que seria interessante desenvolver com a primeira série a noção de pontos de equilíbrio.

     Antes de usar propriamente uma folha de atividade, fiz experiências coletivas com a sala, montando pirâmides com diversas quantidades de andares. Esta primeira etapa levou cerca de uma semana. Sempre que fazíamos a pirâmide, eu pedia a opinião dos alunos quanto à posição dos copos e sempre um aluno era responsável por provar suas hipóteses, explicando por qual motivo a posição era mais favorável ao equilíbrio. Além disso, ainda pedia que os alunos previssem quantos copos teriam em três andares, quatro andares e assim por diante.

     Ao final das comprovações de hipóteses, os alunos foram agrupados em duplas e receberam a atividade em folha. Foi bem legal, já que tinham referências orais anteriores e uma boa vivência acerca da experiência. Notei um excelente desenvolvimento nos alunos. Espero que possa lhe ser útil também. Segue a atividade em folha abaixo, caso queira usar também. Boa aula!

PIRAMIDE DE COPOS

Uma resposta para “Pirâmide de Copos – Matemática

  1. BOM DIA! GOSTARIA MUITO DA ATIVIDADE ANTERIOR ONDE OS ALUNOS EM DUPLA RECEBERAM A ATIVIDADE PIRAMIDE DE COPOS USANDO PLÁSTICO E DE PAPELÃO. BJOS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s