Festa Junina – Adjetivos e Produção de Texto

     Há algum tempo fiz um texto de minha autoria, chamado ‘Conto Surpresa’ no qual os alunos deviam completar com adjetivos. De acordo com as respostas, o texto se transformava completamente.

     Como este tipo de atividade me atrai, tanto porque gosto de criar histórias quanto porque é muito divertido aplicar na sala, decidi fazer um texto assim com o tema deste mês: a festa junina.

     O interessante nesta atividade é que não fiz o texto inteiro. Isso mesmo! Eu criei um texto que, acredito eu, criará grande expectativa nos alunos, pois usa um ponto chave que deve ser modificado pelo próprio aluno. Como nas novelas, o texto pára exatamente no momento em que a atenção do leitor foi totalmente instigada e está praticamente ‘à flor da pele’.

     Sendo assim, imaginei que ficaria mais fácil completar a ideia, pois é nesse momento exato que costumamos pensar no que será que aconteceria.

     Como os alunos devem preencher o texto com adjetivos, o rumo da continuidade da história cabe unicamente a eles, já que estarão envolvidos parcialmente na primeira parte e totalmente até o final.

     É um pena que eu não possa aplicar como está em minha sala, sendo esta de alfabetização, pois gostaria demais de saber o resultado. Gostaria muito de ver um desses textos produzidos, mas como não posso – talvez consiga fazê-lo adaptado – estou disponibilizando o material, pois talvez lhe seja útil de alguma forma. Boa aula!

SURPRESA NO ARRAIA

11 Respostas para “Festa Junina – Adjetivos e Produção de Texto

  1. Amo suas atividades e aproveito todas que posso. Deus te abençoe sempre.
    Com um imenso carinho.

  2. Amo suas atividades, Deus te abençoe sempre. Com carinho.

  3. seu trabalho e muito bom. obrigada.QUE A PAZ DE DEUS REINE EM SUA VIDA AMÉM.

  4. Damaris Berg de Souza

    Boa Noite…

    No dia 02/07 tivemos a primeira Festa Junina da nossa escola… e essa atividade vai ser d+ como retorno às aulas…

    Bgda pela dica…

    Damaris (Uma Fessorynha Muitcho Malukinha)

  5. Diane Mary dos Santos Correa

    Professora, eu fico muito impressionada com as ideias que você tem quanto a produção de textos ,seus trabalhos me ajudam muito com meus alunos.

  6. adorei o seu site e muito bom e explicativo.Continue assim progredindo cada vez mais com suas materias.bjs Ana paula 10 anos

  7. eu gostaria de saber mais sobre as locuções adjetivas e os determinantes.

  8. oi adorei oque vc divugo que deus esteja com vc e com todos nois

  9. adorei espero que vc sempre seja assim

Deixe uma resposta

