Festa Junina – Situação-problema…MESMO

     A atividade de hoje é do tipo que eu simplesmente AMO fazer. Acho que quanto mais estimularmos o raciocínio, melhor nossos alunos irão ficar.

     Às vezes as pessoas costumam delimitar barreiras para determinados conteúdos ou procedimentos. Eu não consigo fazer isso. Acho sempre que é possível extrair alguma coisa da maior parte dos conteúdos e procedimentos. A maneira como se explica ou como se pergunta influi demais nos resultados obtidos… em minha opinião pessoal.

     Eu simplesmente ADOREI fazer a situação-problema que estou postando hoje. É do tipo que eu daria todos os dias em minhas aulas, se tivesse tempo hábil de elaborar.  Para conseguir resolver a situação proposta, o aluno precisa saber previamente ou então começar a desenvolver habilidades de sequenciação em texto. Caso ele não organize informações, certamente irá se perder e não conseguirá resolver o que se pede.

     Já apliquei atividades parecidas em classes de segunda série do sistema de oito anos ( com numeração mais baixa, claro, já que o interessante é a situação e não o valor ) e tive resultados estupendos.

     Embora eu não costume informar a idade da atividade, acho-a muito boa para ciclo 2. Os alunos devem organizar uma tabela para calcular vendas de bolo ( com dois sabores ) em uma quermesse. As informações, apesar de estarem sequenciadas corretamente, são em excesso, o que dificulta o desenvolvimento do resultado – propositalmente. Já que a intenção minha foi o pensamento, trabalhei nesta atividade tabelas, gráficos, operações matemáticas diversas e tudo o que você ficaria deslumbrada se seu aluno conseguisse resolver sozinho.

     Sugiro ainda que seja feita uma primeira vez coletivamente e a atividade seja aplicada uma segunda vez, individualmente, com números alterados.

     Posso garantir que não se arrependerá do desenvolvimento que seu aluno terá. Boa aula!

OS BOLOS DE DONA ELISABETE

16 Respostas para “Festa Junina – Situação-problema…MESMO

  1. Parabéns, Janaína! Vou usar e partilhar seu blog com minhas professoras! Bjs!

  2. Assim fica difícil comentar uma só atividade…trabalhando sempre o raciocínio lógico dos alunos fazendo – os pensarem,refletirem e analisarem as atividades propostas são muito inteligentes tenha certeza que todas estão sendo bem aproveitadas eu agradeço de coração e os alunos muito mais …PELO DOM DA PARTILHA …. bjos!!!!
    continuo te seguindo ….

    • Leca:
      Muito simpático e estimulante seu comentário. Fiquei tão contente com ele que criei uma atividade com a qual fiquei tão contente quanto com esta de matemática – Surpresa no Arraiá. Embora seja de português, trabalha também, de certa forma, com o raciocínio – mas de outro hemisfério do cérebro. Achei bem legal. Pode ser que você e seus alunos gostem também.
      Bjs,
      Janaina spolidorio

  3. Querida professora , não canso de repetir amo seus trabalhos , suas ideias e principalmente sua boa vontade de partilhar suas experiências, parabéns você é um exemplo a ser seguido.

  4. ESTOU PRECISANDO URGNTE DAS SUAS ATIVIDADES, MAS NAO CONSIGO ENTRAR…. DIZ O SEU SITE ESTA COM VIRUS……… ME AJUDEM.

    • Katiane:
      Geralmente o que infecta o site é o próprio computador. Às vezes, há um vírus no computador e ele consegue rastrear os sites que você mais usa. O próximo passo do vírus é acusar que há vírus no site. Há momentos em que é verdade e momentos em que apenas tenta te enganar. Não sei lhe dizer exatamente o problema. Tente abrir em um outro computador, pois acho que não encontrará problemas.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  5. Professora Janaina, adoro seu trabalho. Sempre que preciso de uma atividade interessante, recorro ao seu blog. PARABENS!
    Bjs,
    Profa. Marlene Meira

  6. Estou encantada ! Você é muito generosa e qualificada . Estou muito feliz e aprendendo muito contigo . Que bom que eu te encontrei aqui .Bj

  7. ola janaina Gostaria D Adiquirir o cd de matematica fço como.

    • Rosangela:
      Basta entrar no endereço: janainaspolidorio.blogspot.com Procure pelo título do cd que você desejar e siga os procedimentos de compra. Cada cd custa R$ 20,00 + R$ 2,50 de frete e você tem várias opções de formas de pagamento.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. mariaedneuzademendonca@hotmail.com

    Adorei

  9. mariaedneuzademendonca@hotmail.com

    Estou encantada gostaria de receber duas atividades

Deixe uma resposta

