Leitura – Trabalho com capa de DVD

     Embora haja leitura em muitos lugares, socialmente falando, nem sempre usamos alguns portadores presentes no cotidiano das crianças para trabalhar na classe. A tendência é a utilizar portadores e gêneros mais conhecidos academicamente.

     Elaborei uma atividade entitulada ‘Luzes! Câmera! Ação!’, sobre o filme Toy Story 2. Nela, exploro a leitura de algumas partes da capa do dvd. Gostei tanto de criar esta atividade, que acrescentei o ‘1’ no nome do arquivo, pois tenho a intenção de fazer mais exercícios deste tipo.

     A ênfase maior, falando de leitura, é na seleção de informações e inferência. Ultimamente parece que a leitura vem se tornando cada vez mais destacada nas escolas. Muitos planos e planejamentos a incluem – inclusive em minha escola. Quando vejo os planos, até observo os objetivos traçados para ‘dar conta’ da leitura, mas acho ainda que falta um estudo aprofundado sobre o que é ler, para só então serem elaboradas atividades e traçados objetivos. Achei insuficientes as informações que encontrei em propostas curriculares e inclusive nos pcns. Claro que tenho minhas próprias conclusões e observações, como ocorre naturalmente comigo em diversas situações escolares.

     Esta atividade é um exemplo apenas de como eu trabalharia conteúdos de leitura. Espero que lhe seja útil de alguma forma. Boa aula!

LUZES CAMERA AÇÃO 1

Uma resposta para “Leitura – Trabalho com capa de DVD

  1. Beatriz Rodrigues

    Não estou conseguindo abrir?

Deixe uma resposta

