Interpretação – O Amigo de Juliana

     A postagem de hoje traz um texto bastante especial. Eu o encontrei, há muitos anos, em uma revista educacional e foi escrito por Eva Furnari. Não o conhecia, na época e nunca vi ou nunca tenha me interessado em encontrar um livro que o contesse. Não sei se foi um texto escrito aleatoriamente ou se está em forma de livro, com ilustrações.

     O fato é, que usei poucas vezes o texto e todas com muito sucesso. Geralmente, nem os alunos conhecem e nem os professores de minha mesma série e acho incrível um texto tão bom ser tão pouco conhecido, por isso estou disponibilizando aqui… coisas boas devem ser compartilhadas.

     O texto fala sobre o amigo imaginário de uma menina em fase de alfabetização. Já cheguei a usá-lo tanto com primeira quanto com quarta série e até já o li para alunos com mais idade, com outros fins. Ele dá tantas possibilidades, que numa lida, fiz interpretação, os alunos inventaram seus próprios amigos imaginários e fizemos até uma casinha para eles ( com primeira série ). Os tais amigos foram retratados de diversas formas, tinham nomes, características e até vontades. O pretexto foi ótimo para incentivar o desenho e a produção de texto.

     Com quarta série, a questão pode ser mais aprofundada e o texto melhor explorado. Paralelos com filmes ou séries são ótimos para tornar a aula ainda mais interessante. ‘Mansão Foster para Amigos Imaginários’ é uma série que pode ser exibida para posterior trabalho com escrita ou comparação de amigos. Quando trabalhei, usei o filme ‘Cala a Boca, Fred’ – que é excelente, uma pena que nunca mais o encontrei. A menina tem um amigo imaginário que é um ‘furacão’ e consegue se ‘livrar’ dele. Quando ela cresce, começa a ter alguns problemas e ele surge novamente, criando situações hilárias, mas que levam a uma boa reflexão.

     Preparei o material em três arquivos: um somente com o texto, um com interpretação para anos iniciais e outro com interpretação para alunos de ciclo 2. Espero que algum deles lhe seja útil e que se divirta com o texto. Boa aula!

AMIGO DE JULIANA – SOMENTE TEXTO

AMIGO DE JULIANA – JOGO RÁPIDO

AMIGO DE JULIANA – INTERPRETAÇÃO

14 Respostas para “Interpretação – O Amigo de Juliana

  1. Muito obrigada Janaina! Amo todos os seus posts! Vc é maravilhosa!

  2. Continue a explorar este texto… também gostei muito! Alguma sugestão matemática com ele?

    Beijos

    Débora Coruja

    • Débora:
      A ideia de usar a matemática é legal. Não havia pensado em outra área. Se tiver alguma ideia, certamente irei elaborar uma atividade. Valeu a dica.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Mais uma vez, muito legal a atividade!!! Parabéns!!!! Bjos

  4. Também conheci este texto pela revista Nova Esc0la, gostei muito, cheguei a arrancar as folhas para guardar utilizei vária vezes, mas infelizmente o perdi. Na semana passada por incrível que pareça me lembrei dele, pois estamos trabalhando” o amigo da sala”, adorei ter encontrado novamente o texto, vou guarda-lo com muito cuidado e usa-lo quando se fizer necessário.

    Agradecida por saber compartilhar

  5. Janaína parabéns pelo seu talento,
    acabei de descobrir seu trabalho, estou amando
    beijos,
    maria do carmo

  6. Rosemeire da Dalt Cândido

    Suas atividades são excelentes.
    Parabéns!

  7. professoura tenho 20 alunos ,trabalho com pré até a quarta série todos numa sala tenho que mim virar para atender todos é muito dificil pois, encontrei seu blog e está mim ajudando muito . Grata

    • Claudineide:
      É um prazer enorme poder ajudá-la. Sei como é difícil ter sala multisseriada, pois já trabalhei desta forma. Espero que alcance bastante sucesso com seus alunos.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. gostaria de trabalhar com dinãmicas,pois só assim facilita a aprendizagem de todos e tambémcom bastantas tipos de textos ,produção textual e ir muito além pois eles são muitos carente na leitura e escrita mim ajude conto com você .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s