Apostila de Emergência

     Há aproximadamente um mês, montei uma apostila, que entitulei como ‘apostila de emergência’ em meus arquivos, mas coloquei como título algo como ‘apostila de desenvolvimento da atenção, concentração e do raciocínio’.

     A princípio, pensei em usar com dois de meus alunos, que não apresentavam requisitos prévios à alfabetização e que me preocupavam bastante. Embora eu já tenha ouvido coisas do tipo: isso ele aprende na vida, não creio que flua tão bem assim, sem orientação.

     Para minha satisfação, com apenas uma semana de trabalho com esta apostila, que não é voltada para a alfabetização em si, os dois alunos tinham avançado em suas hipóteses de escrita. Provavelmente, se eu tivesse esperado a vida ensinar, os resultados não teriam sido tão rápidos.

     Pedi aos alunos que fizessem a primeira lição do dia com o restante da sala e, na mudança de atividade, eu lhe entregava a apostila. Não quis mandar para casa, pois achei que a orientação e a exigência não seriam as mesmas. Não paginei as atividades, pois achei que seria mais interessante mudar a atividade aleatoriamente.

      Agora, estou preparando outras apostilas para o restante dos alunos, pois me surpreendi bastante com os resultados. Estou também trabalhando em uma nova dinâmica de aula, a qual estou refletindo muito e fundamentando com observações cotidianas.

       Se você tem algum aluno com dificuldades, vale a pena tentar aplicar a apostila, afinal, mal não fará. Mesmo que sejam de outras séries, pode ser que não tenham aprendido ‘com a vida’. Bom reforço!

APOSTILA DE EMERGENCIA – ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, RACIOCINIO E COORDENAÇÃO

31 Respostas para “Apostila de Emergência

  1. Gloria Maria Alexandre Herculano

    Excelente, é a palavra para definir está atividade. obrigado. Abraços Fraternos!!

  2. SIMPLESMENTE SENSACIONAL JANAÍNA. CAIU COMO UMA LUVA PARA MIM. OBRIGADA! TENHO UMA ALUNA AUTISTA INCLUSA E 3 COM DEFASAGEM DENTRE OS DEMAIS.

    • Fabiana:
      Os alunos defasados têm sido uma constante nos últimos tempos, mesmo. Dependendo da série, são ainda piores as defasagens. Espero que possa aproveitar a apostila tanto quanto eu.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Parabéns Janaína pelo material. Ficou maravilhoso…
    Obrigada!

  4. Querida Janaina,

    suas atividades merecem um prêmio de qualidade! Tem um visual maravilhoso!

    Parabéns!

    • Ana Paula:
      Como sempre, seu comentário é muito bem vindo. Os desenhos da apostila são de um desenhista pedagógico mexicano. Gosto do traçado dele e, às vezes, acabo aproveitando para as atividades. Ele tem uma grande variedade de desenhos, que produzem este efeito visual bonito.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  5. Realmente muito bom! Também tenho um aluno autista e vou aproveitar bastante este material! Estou encantada com tua criatividade e beleza dos teus materiais . Um forte abraço, Patricia

  6. vera lucia pereira da silva

    Janaina, pra variar devo parabenizá-la mais uma vez pelas brilhantes atividades com que tem nos agraciado.
    As atividades da apostila de emergencia, sem duvida, serão valiosissima, afinal qual de nós, professoras, não tem um ou mais alunos com maiores dificuldades de aprendizado na sala de aula.
    Acabo de adquirir o Cd de Matematica, semanas atras já havia solicitado o de Alfabetização e devo lhe dizer da alegria e imensa satisfação em receber um trabalho tão maravilhosamente cuidado, competente, digno de ser premiado. Raras são as professoras com espirito tão empreendedor e ainda por cima tão generoso. Que Deus te circunde, na sua infinita bondade, de continua inspiração, graça e luz.
    Que Deus te abençõe.
    Beijos de Luz.

    • Vera:
      Muito lindo seu comentário. Fiquei especialmente feliz por você ter gostado dos cds. Quanto à apostila de emergência, foi de uma utilidade ímpar para mim. Pensei que talvez pudesse ajudar outras pessoas também.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. ADOREI, VC ESTÁ ME AJUDANDO MUITO. TENHO UM QUARTO ANO COM MUITAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

    • Rosana:
      Atividades breves e que treinam o raciocínio talvez seja mesmo uma boa estratégia para trabalhar com os alunos. Talvez você possa aproveitar alguma coisa da apostila…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. Andrea Regina Nolasco

    Olá Janaina,mais uma vez venho lhe parabenizar,e dizer que vc realmente é uma benção de DEUS,suas atividades tem me ajudado muitoe essa apostilila vai me ajudar com dois alunos com dificuldades de minha sala e olha pode ser coincidencia mas tambem me falaram que eles não tem jeito.Como vc eu acredito que tem jeito sim, e tenho certeza que essa sua apostila ira me ajudar muito.Um beijo grande no seu coração e que DEUS lhe abençoe!!!

  9. Ei amiga!
    Tomei a liberdade de chamá-la assim pela intimidade que ja tenho com as atividades publicadas por voce!!!! Gosto muito e já aproveitei várias e indiquei para minhas colegas.Voce com toda certeza é uma pessoa iluminada por dividir com a gente essas jóias! Este ano não estou trabalhando por ter trocado de estado e as coisas aqui onde estou não estão fáceis,mas entro sempre neste site e estou salvando as atividades pra quando eu voltar aproveitá-las.
    Um abraço bem carinhoso!!!!!!

    • Marceliana:
      Gostei muito de seu comentário. Bem legal você arquivar as atividades. Há muitas e é uma forma interessante de não se perder e ter as publicações. Espero que lhe sejam úteis quando precisar usar novamente.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  10. Parabéns!!!
    Amo suas atividades!!!!!!!!!!!!!!

  11. HELENA MARIA BARBOSA

    Profª amei este trabalho era tudo que estava precisando para recuperação de meus alunos, grata que Deus a ilumine sempre com idéias luminosas como essas…. grata, bjsssss

    • Helena:
      Espero que seus alunos de recuperação possam ter um bom avanço com a apostila. Use as atividades do blog sempre que precisar.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  12. erica simone raymundo

    As vezes nos prendemos ao um ritmo de aprendizagem de uma determinada turma que, passa despercebido alguns alunos, que não adquirem algumas competências e as vezes se perdem pelo caminho. Percebe-se que, em diferentes etapas da vida escolar muitos alunos ficam “lacunados” por essa falta de percepção de seus professores. Mas, se temos bons profissionais empreendedores assim como você ainda temos esperança.

  13. Adoro as suas atividades…. tenho usado praticamente todas em minha sala… Estava precisando de uma coisa legal para minha inclusão e achei… É tudo que ela estava precisando… bjs

  14. Olá, Janaina!
    Descobri o seu site há pouco tempo, mas estou encantada e agradecida a vc por tanta dedicação e generosidade com todos nós.
    Sabemos que muitos dos alunos que temos, infelizmente, têm dificuldades de aprendizagem por fatores que as vezes não estão ao alcance da nossa especialidade profissional, e às vezes ficamos realmente perdidos sobre o que é possível trabalhar com eles. E essa sua apostila me foi uma feliz surpresa! Muito boa mesmo! Obrigada pela ajuda!

    • Ligia:
      Realmente, também sempre tive dificuldade com os alunos que trazem questões de dificuldade de aprendizagem anteriores, principalmente as que se devem à falta de estímulo anterior. Acredito que quase que em sua totalidade, os professores já sentiram alguma angústia quanto a alunos assim. Foi pensando nisso que montei a apostila. Espero que tenha lhe auxiliado bastante. Agradeço o comentário.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  15. Professora Janaína.
    Muito obrigado pela sua contribuição. Conheci o conteúdo recentemente e já está sendo muito útil para o meu filho de 8 anos, com grandes dificuldades em matemática.
    Muito obrigado por essa grande ajuda!
    Um abração.

  16. Janaina, meu filho está no primeiro ano e está com dificuldade de concentração vou trabalhar essa apostila com ele em casa, agradeço por compartilhar isso…

  17. Obrigado pela apostila!! Muito boa!! Vai me auxiliar muito!! Parabéns!!

  18. Aline Mayara Bertolini

    parabéns E OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEU TRABALHO CONOSCO, QUE DEUS TE ABENÇOE.

  19. Bacana demais!!! Obrigada por disponibilizar!!!

Deixe uma resposta

