Sondagem de Leitura – Alfabetização

     Para variar um pouco, estou publicando hoje uma sondagem de leitura…isso mesmo, sondagem de leitura. Embora seja de nossa prática, quer dizer, alguém nos disse para pedir aos alunos que leiam o que acabaram de escrever na sondagem de lista de palavras, não acho que seja nem suficiente e nem eficiente este tipo de leitura.

     Muitas crianças lêem o que escreveram de modo automático, pois estão tão habituadas ao tipo de pedido, que são praticamente treinadas para ler ‘silabicamente’.  Todas as vezes que fiz experiências com as mesmas palavras, tanto pedindo para ler no dia seguinte, quanto pedindo para lê-las em outra ocasião, digitadas e sem dar ‘pistas’, o resultado foi diferente. Os alunos não tinham a memória para ‘puxar’ a leitura, portanto não conseguiam ler.

     Sendo assim, costumo, ou tento, aplicar sondagens de leitura desvinculadas com a escrita. Ler, para mim,  é a real inter-relação de um aluno com a informação simbólica, assim como o é para Tony Buzan, estudioso estrangeiro do raciocínio.

     A leitura ainda é muito pouco explorada e muito necessária à aprendizagem. É por meio dela que podemos compreender informações codificadas pela escrita. Acredito que deveríamos ter nosso foco primeiro na leitura e depois na escrita, para uma leitura real e efetiva. Ao explorar melhor a leitura, percebemos indícios interessantes. Um deles, pelo menos durante a alfabetização e anos iniciais do Fundamental, é o fato de que crianças que usam o dedo como guia de leitura lêem melhor e com maior fluência. Refletindo sobre o fato,  cheguei à conclusão de que o dedo as ajuda a não se distrair e a direcionar os olhos. Quando há o elemento do dedo servindo de um tipo de ‘régua’, o movimento dos olhos não se alarga tanto e a leitura flui melhor. Fora este fato, há ainda outros.

     Bem, deixe-me parar por aqui, pois poderia citar pelo menos quinze fatos sobre leitura e o texto ficaria então cansativo. Vamos ao que interessa: na atividade de sondagem, os alunos devem identificar as letras do alfabeto – e há um campo para anotações do professor – , localizar palavras em um texto de memória e ler o texto de memória. Na parte da leitura do texto, coloco três opções de avaliação de leitura: fluente ( alfabetizado ), global ( não tem hipótese fundamentada de leitura ) e com ajuste ( identifica palavras, mas não lê efetivamente ). Em sondagens futuras, o tipo de avaliação mais específico se faz necessário e os fatos que mencionei são mais aparentes, mas isso fica para outra postagem. Boa sondagem!

SONDAGEM DE PORTUGUÊS 1 – LEITURA

15 Respostas para “Sondagem de Leitura – Alfabetização

  1. Oi Janaína!
    Sensacional esta sondagem… realmente não enfatizamos muito a leitura e em alguns casos ela precede a escrita! Fico aguardando a sequencia…. Está me auxiliando muito… bjs

  2. Dyego SOares de Araújo

    professora janaina… sério, eua cho que a senhora está no mesmo estágio que eu…. agente estamos tudo na fase 2…. quando agente passar de fase então agente muda o mundo….

    por favor, fala comigo agora]!!!

    • Dyego:
      Ainda bem que alguém consegue chegar até esta fase. Se não fosse assim, talvez já teríamos levado um ‘game over’ bem grande, sem nem direito a salvar no ‘memory card’, não é mesmo?
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Amei esta atividade, bem objetiva e concordo quanto aos comentários sobre a avaliação da leitura. Parabéns!

    • Valeria:
      Ainda não apliquei na sala toda, mas esta atividade dá uma boa visão de como está a interpretação do código escrito por parte da criança. Acho que a chave dos problemas com compreensão está exatamente no trabalho com a leitura.
      Agradeço seu comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. erica simone raymundo

    Fiz no início do ano uma sondagem bem parecida com meus alunos,com anotações em um caderno específico para relatar e acompanhar seu desenvolvimento tanto na leitura como na escrita. Por acreditar que a leitura antecede a escrita, geralmente determino um tempo em minha rotina para atividades específicas de leitura e o resultado é muito bom. tambem concordo que o sistema nos conduz a avaliarmos somente a escrita e depois vem com esse papo de letramento nas séries finais. O letramento tem que acontecer antes, durante e depois da alfabetização.
    Um abraço Érica.

    • Erica:
      Concordo plenamente com seu comentário. As pessoas ‘estudiosas’ ficam com muitos ‘papos’ que acabam sendo mesmo furados na prática. É um pouco absurda a ideia de avaliar escrita sem leitura ou com uma leitura de ‘mentirinha’. Muito boa colocação.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  5. boa tarde! poderia me mandar atividades do infantil ao fundamental. obrigada

    • Ana:
      Apenas faço a publicação das atividades que elaboro. Para usar as atividades, você deve buscar as que precisa, por assunto ( conteúdo ) e clicar no link. As pessoas que recebem atividades, na realidade recebem um aviso automático do blog – que é próprio do sistema wordpress – para saber que publiquei novas atividades.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  6. Gostei muito, pela dica.

  7. Olá Profª. Janaina,

    Sou coord. pedagógica da E.M.E.I. “Padre José de Anchieta”, e amei o seu blog, gostaria de saber se é possível enviar material sobre sondagem de leitura.
    Obrigada!
    Bjs,
    Solange Rosa.

    • Solange:
      Não há problemas. Sondagem de leitura é algo que gosto bastante, mas gostaria de saber se vocês precisam de atividades ou textos de aprofundamento…
      Bjs,
      janaina spolidorio

  8. adorei suas atividades ,brigada

  9. Janaina
    Gostaria de saber qual autor e ou referência que voce usou para os tipos de leitura?
    Grata
    Francielly

    • Bom dia, Francielly

      O autor/referência sou eu mesma. Sou autora de textos de formação didática desde 2007. O autor mencionado no texto ( Tony Buzan ) é um estudioso de raciocínio, mas não tem relação direta com o texto. Ele apenas concorda que a leitura é importante e deve ser tratada à parte.
      Todos os textos do blog são feitos por mim. Desta forma não violo a lei de direitos autorais 9.610/98 como muitos profissionais de nossa área – infelizmente – o fazem. Sei que muitos se apoderam de artigos – inclusive meus, pois vivo tendo que ameaçar processo jurídico – e colocam na internet, mas gostaria de deixar claro que tudo o que está lendo em meu blog é realmente meu e não busco referências. Tudo é relativo às experiências que tive em 21 anos em sala de aula.

      Qualquer dúvida, basta avisar!
      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s