Oficina de Musicalização – Partes 2 e 3

     Estou publicando hoje a continuação das oficinas de musicalização que expliquei em postagem anterior. Não havia publicado a parte 2 ainda, apesar de tê-la aplicado antes do Carnaval, pois foi uma aula mais curta.

     Para que não fiquem muitos conteúdos e os alunos não tenham oportunidade de sistematizar melhor o que foi apresentado, decidi fazer aulas alternadas, ou seja, uma aula tem conteúdo novo, a próxima é uma revisão com alguns outros elementos complementares. Novos conteúdos somente a cada duas aulas.

     Na segunda aula, exploramos novamente alguns sons da flauta soprano e fizemos um treino de sopro. Os alunos tinham o costume de assoprar a flauta aleatoriamente, com sons longos, curtos, altos ou baixos. Fiz então alguns exercícios de sopro para que melhor compreendessem o uso do ar na flauta.

     Em seguida, aproveitando o carnaval que se aproximava, apresentei algumas marchinhas carnavalescas antigas e os alunos fizeram um desenho inspirados nas músicas. O instrumento que exploramos foi o pandeiro.

     Na aula seguinte, utilizei como tema ‘imitação de sons’. Primeiro pedi que os alunos imitassem diversos sons cotidianos ( torneira, chuveiro, trovão, telefone etc ). Meu objetivo era que percebessem que podíamos obter imitação de sons por meio de instrumentos musicais. Os alunos puderam comparar  sua voz, que imita sons diversos, com o som do teclado, que é capaz de imitar diversos sons de instrumentos.  Neste mesmo dia, trabalhei com uma música bem legal para musicalização chamada ‘O Meu Carango’, que traz música cantada e imitação de sons de carro. Fiz com eles uma dramatização da música, que é, na verdade, uma historinha e dividi a sala em dois grupos para que cantassem a canção por partes. Aprenderam ainda o que é uma colcheia ( visualmente ).

     Levei um saxofone de brinquedo e apresentei o nome das partes. Como ele tocava músicas diversas orquestradas, aproveitei para explicar que ele estava imitando sons, como fizeram anteriormente com a voz e o teclado. Coloquei então duas músicas que tinham saxofone como instrumentos participantes. Foi bem legal. Quem sabe você pode aproveitar alguma coisa…

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL – AULA 2

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL – AULA 3

2 Respostas para “Oficina de Musicalização – Partes 2 e 3

  1. Sou professora de PROETI,achei super interessante o blog da professora Janaina,pois vem apontando idéias e atividades que são de grande importância para nossos alunos uma vez que eles estão construindo seus conhecimentos . Acho interessante a forma como vem explicando passo à passo as atividades, pois se adptadas de acordo com a série podem trazer bons resultados na apredizagem dos nossos alunos.Parabéns professora Janaina isso prova o quanto fazemos a diferença na educação de nossos alunos.

    • Gisele:
      Muito bem colocado seu comentário. Espero poder continuar contribuindo com sua prática e a de outros educadores e pais que acessam meu blog. Agradeço muito por suas palavras. Visite o blog sempre que precisar.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s