Quatro Tipos de Operações – Em Tabelas

     Gosto bastante da organização em tabelas. Compreender o procedimento de como ‘ler’ tabelas é algo muito importante em nossas vidas cotidianas. Elas ajudam a interligar infomações diversas de maneira simples e eficiente.

     Estou publicando hoje uma atividade ótima para classes que já aprenderam as quatro operações. Coloquei números diversos em formato de tabela, usando primeira linha e primeira coluna de cada tabela. Cada uma das tabelas apresentadas possui um sinal matemático. O aluno deve efetuar a operação e anotar o resultado no lugar correto. Não contente com algo tão simples, decidi acrescentar ainda uma comanda a mais para cada tabela, que se encontra ao lado da mesma. Desta forma, além de resolver as contas, eles ainda revisam ordem crescente e decrescente, bem como a escrita dos números.

     Você pode ainda modificar os números para dar novamente a atividade. Acho que vale a pena usar. Estou disponibilizando apenas duas. Boa aula!

OPERAÇÕES EM TABELAS 1

OPERAÇÕES EM TABELAS 2

13 Respostas para “Quatro Tipos de Operações – Em Tabelas

  1. Oi, Janaína.

    Eu vou desenvolver, na próxima semana, atividades relacionadas com a “Turma do Chaves”, pois percebi umgrande interesse dos meus alunos sobre a série. Você teria algum sugestão ou atividade “daquelas” que só você sabe preparar? Muito obrigada! Débora C

    • Débora:
      Gostei do desafio! Quais são os conteúdos que você deve desenvolver neste mês? Preciso saber alguns para ver qual ligação posso fazer com a ‘Turma do Chaves’.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Olá!!
    Gostei muito da atividade… vou adotar com meus alunos!
    Obrigada por dar-nos estas dicas preciosas!! rs
    Parabéns!

  3. Oi, Janaina. Minha escola faz o mês de março como período de sondagem. Então, o meu 3° ano está revisando leit/inter, produção textual, ortografias, frases, ordem alfabética, enfim… na matemática n°s até 99, operações simples, sem “subir” ou “pedir emprestado”. Aqui no sul é assim. Sei que mais aí, ao norte, as escolas têm um nível mais avançado.
    Também quero trabalhar com o material dourado, porque agora tenho que introduzir a centena.
    Conto contigo!!!!!!

    Débora Coruja

  4. Eu gostaria de receber atividades do 4º ano adorei sua atividades. Muito obrigado

  5. PARABÉNS E OBRIGADA POR CONTRIBUIR COM O MEU TRABALHO EM SALA!

  6. Janaina, adorei oseu blog, gostaria de receber atividades de matematica do quarto e quinto ano. Muito obrigada.

    • Márcia:
      Que bom que você gostou do blog. Quanto às atividades, fique de olho, que sempre publico coisas novas. Pode ser que algo lhe interesse…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. Janaína, adoro o seu blog. Acho suas atividades muito criativas.

  8. Dione Natália de Oliveira

    JANAÍNA ACHO O SEU BLOG MUITO CRIATIVO. TENHO UTILIZADO BASTANTE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ POSTA, E BASEADO NELAS EU CRIO OUTRAS. OBRIGADA.

  9. Joelma Faria Ribeiro

    Olá Janaina! Parabéns pelas atividades maravilhosas! Uso sempre em minhas aulas porque além de criativas, são muito bem organizadas! Obrigada!

Deixe uma resposta

