Mapa Mental das Vogais

     Esta atividade de Mapa Mental ocupava meus pensamentos há algum tempo, mas eu não sabia exatamente como montá-la. Agora, já elaborada, penso que ficou do modo como eu queria e me ajudará até mais do que pensei.

     Mapas Mentais são ótimos para ensinar pessoas a raciocinar. Para elaborar um mapa mental é preciso saber dividir informações em compartimentos, grupos, sub grupos e, às vezes, até mais que isso. Para que todos estes tipos de agrupamentos fiquem organizados, o planejamento é essencial e muitas vezes os alunos precisam exercitar este tipo de procedimento.

      Para elaborar o Mapa Mental das Vogais, entendi que seria a primeira vez que os alunos teriam contato com este tipo de organização. Sendo assim, eu deixei a estrutura pronta, com espaços em branco para que o aluno descubra a organização adequada.

     Penso que é mais fácil dar aos alunos as peças a serem coladas – que vou imprimir em papel adesivo – e pedir que separem por grupos, de acordo com o som inicial. Em seguida, vou pedir que contem quantas figuras contemplam cada vogal – há grupos de duas, três e quatro figuras. Só então, irei entregar o mapa mental e os ajudarei a descobrir, por meio de questionamentos, em quais locais devem ser colados os adesivos.

     Como disse anteriormente, parece ser um trabalho bem rico, que trará ótimos resultados para a sala. Boa aula!

MAPA MENTAL DAS VOGAIS

19 Respostas para “Mapa Mental das Vogais

  1. A cada dia que passa, fico mais encantada com a sua criatividade. Parabens colega.

  2. erica simone raymundo

    FIQUEI ENCANTADA COM A RIQUEZA DA ATIVIDADE. BEIJOS

  3. Parabéns pelo trabalho,é perfeito obrigado por compartilhar suas idéias;vc é um anjo;bjos

  4. Boa tarde
    Queria se possivel saber a idade certa para atividade com mapa mental de vogais
    Muito obrigado
    espero resposta
    Ialdo

    • Ialdo:
      Não há uma idade exata. É ideal para crianças que estão em contato com o início da alfabetização, aprendendo vogais, valor sonoro e coisas assim. Há crianças que entendem isso aos quatro, cinco, seis ou até sete anos.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  5. adorei suas atividades, e obrigada por compartilha suas ideias. parabéns bjs

  6. Oi Janaína, eu sou a professora Verônica, leciono em Corumbá/MS, e estava procurando uma atividade mais específica com as vogais, a partir de seu mapa mental já tive “N” idéias para trabalhar, quero agradecer pelo trabalho e disponibilidade dos mesmos, valeu…Beijos. Continue com seu Blog maravilhoso!!!

  7. Ola Janaína adorei seu blog, pois estou com uma sala de 2°ano, mas trenho alguns alunos com muita dificuldade e amei as atividades que vc postou, pois caiu como uma nuvem……muito obrigada!!!! Ah vc comentou que fez o livro de consoantes será que tem como vc posta-lo???? Até mais!Professora Camila

    • Camila:
      Fico contente que tenha encontrado auxílio em meu blog. Realmente eu fiz o livro de consoantes para o cd de alfabetização. Pode ser que eu o publique em breve…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. Janaina ,você é uma professora altamente competente e generosa pois compartilha suas descobertas e nos ajuda a elaborar nossas angustias e dificuldades.
    Obrigada
    Marilisa

  9. ESTOU COM A EDUCAÇÃO INFANTIL ESTE ANO E ESTOU COM MUITAS DIFICULDADES ESPERO QUE SUA DIDÁTICA VAI ME AJUDAR MUITO BEIJOS PROFESSORA JANAINA SPOLIDORIO 18DE MARÇO 2012 JESUITA

  10. que bom trabalhei com o mapa mental na minha sala foi um sucesso.

  11. o mapa mental das vogais é malhavilhoso, porquer vc trabalha ,a letra ,figuras e cores e também as quantidades. É uma beleza .

Deixe uma resposta

