Oficina de Musicalização – Parte 1

     Há alguns dias, publiquei a primeira parte de uma Oficina de Arte que desenvolve o conteúdo ‘cores primárias’ e utiliza algumas obras de Mondrian como referência de visualização dessas cores. Mencionei ainda que faz parte de um trabalho que realizamos em nossa escola composto por três partes.

     Hoje, estou publicando a parte de musicalização. Posso afirmar que é uma aula tão interessante, que me realizei cem por cento ao aplicá-la.

     Para começar, contei a história contida no material, para explicar como funciona a voz. Fizemos atividades relacionadas a este instrumento de som humano e ainda fiquei surpresa com a facilidade com a qual os alunos compreenderam tudo tão bem.

     Levei uma bexiga para que eles pudessem visualizar o processo dos pulmões, eles imitaram os sons produzidos pela bexiga de acordo com o modo com o ar saía dela, aprenderam sobre as cordas vocais e ainda compararam os sons da voz com os sons da flauta soprano – fiz um paralelo para explicar mais facilmente as notas musicais.

     Baseando-se na história contada, ainda fizemos uma mudança de voz, trocando a voz humana pela dos animais citados no momento de cantar músicas conhecidas, de modo que os alunos entoassem a melodia sem a letra.

      Por último, mas não menos importante, eles fizeram a apreciação de duas músicas clássicas, registrando lembranças que elas provocavam.

     Embora eu tenha formação musical, nunca havia aplicado desta maneira nas aulas e posso afirmar que é excelente o resultado. O desenvolvimento de atenção, concentração, silêncio ( pausa ) e percepção de detalhes se conecta totalmente ao trabalho e acredito que eu colha os resultados desta aula nas outras disciplinas.

     Se você interessar-se por diferenciar seu trabalho, sainda da ‘mesmice’ e se aventurando por um trabalho mais leve, gostoso e eficiente, acho que esse é um provável caminho. Quem sabe o registro desta aula o incentive a ousar também. Boa apreciação!

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL – AULA 1

8 Respostas para “Oficina de Musicalização – Parte 1

  1. Gloria Maria Alexandre Herculano

    Adorei Janaina essa sua sugestão para Musicalização, onde trabalho temos que dar essas aulas e mais aulas de Teatro, sem capacitação, sem orientação, afinal fiz Pedagogia, não tenho a menor noção de como trabalhar essas aulas, sua sugestão veio ao encontro da minha busca para começar algo com musica, adorei. Parabéns pelo seu blog sempre tão eficiente e cheio de sugestões inteligentes. Abraços Fraternos.

    • Gloria:
      Sempre gostei de música e queria mesmo trabalhar com este tipo de aula, mas a grade não permitia. Fico feliz que tenha lhe auxiliado. Como eu disse no post, foi muito gratificante e posso garantir que dá resultados em outras disciplinas. Em breve vou publicar a sequência da atividade.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Olá achei sua aula estupenda!!! Gostaria de saber se vc irá dar uma sequencia a este trabalho que ficou mto bom.
    Admiro cada vez mais o seu trabalho e que Deus te abençõe hoje e sempre.

    • Thais:
      Na realidade, publiquei apenas a primeira aula de música. Esta semana já estarei na terceira, então aos poucos eu farei as postagens das sequências. Agradeço seu comentário. Foi muito legal!
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. adorei seu blog- nota 10 para todas as suas atividades!

  4. adorei seu blog- suas atividades são completas!

  5. Adorei parabens, inteligente e criativo, me ajudou bastante!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s