Vogais – Uma letra por vez

     Atividades com vogais são muito importantes, pois é com elas que os alunos com maior dificuldade irão conseguir perceber mais facilmente a relação entre o som falado e a escrita. Saber classificar as letras como vogais também é algo que muitas vezes acaba se perdendo e é, no entanto, fundamental ao processo de aprendizagem da língua. A nomenclatura existe exatamente para separar categorias e isso ajuda a separar também tipos de sons.

     Hoje, estou publicando atividades com vogais, sendo que cada vogal é trabalhada em uma página diferente, o que facilita a compreensão do aluno com maior dificuldade. Quanto aos demais, o desafio é procurar as palavras iniciadas pela vogal indicada e escrevê-las em forma de lista. Desta forma, há como contemplar as várias hipóteses de escrita. Espero que você goste. Boa aula!

A LETRA A

A LETRA E

A LETRA I

A LETRA O

A LETRA U

13 Respostas para “Vogais – Uma letra por vez

  1. adorei as atividades com vogais.vai me ajudar muito obrigada

  2. erica simone raymundo

    Sabe, com os modelos de suas atividades estou fazendo as minhas, de acordo com meus odjetivos e conteúdos. É interressante com minha criatividades aflorou e muitas vezes nem eu acredito que fui eu que fiz. Essa atividade com as vogais eu dupliquei e diminui para caber em uma folha A4, assim colo no caderno de meus alunos. Apliquei e percebi que em alguns grupos com alunos com valor sonoro (consoantes) os com valor (vogais) foram de grande crescimento. Pois um conhecimento completou o outro. Um abraço Érica.

  3. adoroooooooooooooo professoras criando

  4. aparecida rosa pereira

    adorei sua ideias!!!
    São maravilhosa!
    Obrigada.
    bjs.

  5. andreia marchesan pomina

    Te achei muito criativa..parabéns!!!!

  6. OLÁ JANAÍNA
    CONHECI O SEU TRABALHO ATRAVÉS DA PROFESSORA ADRIANA, ELA A ELOGIOU MUITO E DEPOIS QUE ENTREI NO SEU BLOG PERCEBI QUE NÃO ESTAVA EXAGERANDO… SUAS ATIVIDADES SÃO BASTANTES CRIATIVAS E COM SENTIDO PARA O ALUNO…
    PARABÉNS
    MAIRA

    • Maira:
      Seu elogio me deixa bastante feliz, principalmente por você citar o sentido que as atividades têm para os alunos. É muito ruim quando aplicamos atividades que nem acrescentam e nem atraem os alunos.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. adoro seu blog. Parabéns

  8. Oi Janaína, conheci a pouco o seu blog e quero parabenizá-la pelo belo trabalho. Estou copiando várias atividades. Parabéns e obrigada por compartilhar. Abraços.
    Silvana J.

  9. Estou gostando de suas atividades e repassando para os professores, indicando também o seu blog. Parabéns pela criatividade!!

Deixe uma resposta

