Dicionário de Rimas – Ciclo 2

     Trabalhar com poemas e poesias é algo que muitos professores gostam, porém encontra-se uma raridade de materiais sobre o assunto. Atividades prontas então são mais raras ainda.

      Atividades relacionadas à poemas e poesias são frequentes pedidos de professores que fazem comentários. Por este motivo, estou preparando uma série de lições deste tipo, que auxiliarão a trabalhar este gênero textual mais a fundo.

     Hoje estou publicando apenas uma delas, que faz parte do episódio de rimas da sequência. Rimas são boas para dar musicalidade à poesia, embora não sejam uma regra fixa para a existência da poesia. Elas ajudam muito o aluno a perceber a ‘graça’ da poesia.

     Sugiro a formação de um dicionário para que os alunos possam desenvolver melhor seus textos. No material completo, há uma série só para esta característica tão marcante da poesia. Espero que você goste. Boa aula!

DICIONÁRIO DE RIMAS

7 Respostas para “Dicionário de Rimas – Ciclo 2

  1. Professora Janaína esse ano estou trabalhando na parte alta de minha cidade com crianças de 2ª série,parece incrivel e triste o que vou dizer, tenho alunos de 12 e 13 anos que não sabem escrever seu nome corretamente, grafar os números…. são 35 alunos nem um sabe ler,estou te escrevendo para desabafar e pedir ajuda,ainda tenho que lidar com comportamentos agressivos.Não quero passar por eles sem mudar essa estátisca. Me ajude. obrigada.

    • Luciana:
      É realmente uma realidade desesperadora para um professor assumir uma sala deste jeito. Embora eles não saibam ler, escrever, grafar números, acredito que você terá mais sucesso com a turma se não iniciar preocupando-se com conteúdos deste tipo. Acho que eles já devem ter passado por muitos professores que provavelmente tentaram ensinar alfabeto, números, palavras e não tiveram êxito.
      O melhor caminho, na minha opinião, é trazê-los mais próximos a você no sentido de que eles possam realmente confiar no professor. Provavelmente a auto-estima deles em relação à escola é baixa e caberá à você levá-los a acreditarem que são capazes de aprender. Converse bastante com eles, tente mostrar a importância da leitura e da escrita em situações cotidianas, trabalhe a oralidade, desenvolva valores. Quem sabe assim você conseguirá lhes proporcionar uma real aprendizagem na escola…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Oi Janaina, cheguei até aqui depois de ler uma matéria da Juliana Lambert na revista Projetos Educativos. Parabéns pelo seu blog. Estarei te acompanhando.

  3. esmeralda lima soares

    Estou com uma turma de 2ª série crianças de até 13 anos e não conhecem as letras o que devo fazer?

    • Esmeralda:
      Para trabalhar letras com as crianças, você terá que apresentar massivamente, ou seja, com grande frequência, as letras. Faça sempre listas de palavras que comecem com estas letras e tenha certeza de que seus alunos compreenderam o som que corresponde à letra. Na verdade, eles devem memorizar a correspondência entre som e letra. Desta forma, obterá mais resultados.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Parabéns pelo seu blog, achei muitas atividades que precisava, sou professora auxiliar de 6° a 8 série, precisava de atividades para trabalhar com diversos texto, foi ótimo ter achado seu blog, me ajudou muito.
    bjs

Deixe uma resposta

